As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Fundação de Vigilância em Saúde faz ação de sensibilização contra a raiva em Manaus

No Dia Mundial de Luta contra a Raiva, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) promoveu uma programação com o objetivo de sensibilizar as pessoas com relação à prevenção de uma séria doença, que acomete animais e humanos. A iniciativa aconteceu neste sábado (28/09), no estacionamento do Supermercado Vitória, ao lado do Shopping Grande Circular, zona leste de Manaus.

Durante a ação foram vacinados 389 animais, entre cães e gatos, e 647 visitantes foram recebidos no estande para saber mais informações sobre medidas de prevenção contra a raiva. Foram realizadas ainda outras atividades, como uma exposição de morcegos que podem transmitir a raiva, desfile de pets, circuito pet e sessões de adestramento.

O cozinheiro Adailton Souza, de 36 anos, aproveitou a ação para vacinar seu cachorro Lupy. “Agora nosso Lupy vai ficar protegido contra raiva”, comemorou Adilton.

A estudante Maria Fernanda, 11, fez questão de segurar sua gata Charlote na hora da vacina. “Ela é o nosso xodó, por isso a vacina é importante para mantê-la saudável e alegre”, avaliou a estudante.

A médica veterinária da Gerência de Zoonose da FVS-AM, Antonieta Moura, coordenadora da ação, disse que a principal medida de controle da doença é a vacinação anual dos animais domésticos. “A raiva é uma doença altamente letal, e a sua transmissão se dá normalmente pela mordida de animais infectados”, alertou.

O evento contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, Biopet, Casa Canário, Minas Pet Shopping, Agro Minas, Angelpet, Cazagro, Central Pet, Mega Pet Store e Comercial Rizadinha.

FOTO: Roberto Carlos/Secom

você pode gostar também