25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Fundação Hemoam dá exemplo de qualidade no Amazonas

Com resultado positivo, Fundação Hemoam comemora renovação da ISO 9001/2008

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), órgão do Governo do Amazonas, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), comemora mais uma vez a recertificação da ISO 9001/2008, ao ser aprovada pela auditoria da ISO, neste ano de 2016, na sexta-feira (8). A auditoria anunciou o resultado em uma reunião com gestores e o diretor-presidente, Nelson Fraiji. A Fundação Hemoam é certificada pela ISO há 15 anos.

Foram auditados os setores do Ciclo do Sangue da Fundação Hemoam, como Transfusão, Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Qualidade de Hemocomponentes, além dos setores de Gestão da Qualidade, Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, Núcleo de Gestão das Agências Transfusionais, Ouvidoria, Áreas de Suporte Administrativo (DRH), GMST, Almoxarifado, Compras, Patrimônio e Departamento de Sistemas. O gestor de Qualidade, Mário Sérgio, acompanhou o auditor Manuel Belém ao anunciar o resultado final da auditoria feita no processo de revalidação da certificação ISSO 9001/2008.

O diretor-presidente Nelson Fraiji destacou que a aprovação é fruto do comprometimento da equipe que atua na Fundação Hemoam e aproveitou o momento para destacar o esforço de todos os envolvidos no processo. “É duro para manter o processo em evolução e com qualidade. Conseguimos mais uma vez nos superar dentro de um cenário econômico e financeiro extremamente negativo. Mas, fico feliz que os profissionais se comprometem a fazer o que é certo. O que contribuiu bastante para conquistarmos mais uma vez o sucesso’’.

Para o gestor do Departamento de Qualidade, Mário Sérgio, o resultado foi satisfatório, mas deixa claro que ainda há muito para fazer – ‘’O processo melhorou bastante, cerca de 80%. Os outros 20% se manterão em nossos processos para nos manter alertas e motivados em perseguir um percentual maior de aprovação na próxima avaliação”, afirmou.

Atualização – O próximo passo para a Fundação Hemoam é se preparar para a nova atualização da ISO, quando passará a ter nomenclatura ISO 9001/2015, que, por sua vez, traz mudanças quanto às normas e às práticas atuais do mercado e sistemas de gestão ISO.

Referência – Para atender um mercado exigente e consciente de seus direitos assegurados pela Constituição, organizações como a Fundação Hemoam, sempre preocupada em atender bem o cidadão na prestação de seus serviços, não economiza tempo, nem recursos para garantir qualidade aos produtos hemoderivados produzidos para atender a segurança transfusional do Estado do Amazonas. Hoje, a Fundação Hemoam é considerada a maior referência em Análises Clínicas.

Em 2015, a Fundação Hemoam produziu mais de um milhão e cem mil exames, atendendo o SUS. O quadro técnico de servidores da instituição é altamente capacitado e exigido pela direção do hemocentro, conforme destaca o diretor-presidente Nelson Fraiji. “Nossa assistência aos milhares de pacientes se dá 24 horas por dia, sete dias por semana, e nenhum dos pacientes ficam sem receber o que a Fundação Hemoam tem de melhor para oferecer”.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui