As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade comemora 12 anos com programação especial

A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) comemora seus 12 anos de atividades com uma programação especial na próxima terça-feira (19/11), das 9h às 11h, no hall da instituição, na avenida Brasil, Santo Antônio. O evento terá apresentação do Coral da Fundação, animação e seresta, além da sessão de parabéns, com a presença do reitor e fundador da FUnATI, Dr. Euler Ribeiro, de idosos frequentadores e dos “mascotes” da instituição, Dr. Saúde e Dra. Felicidade.

A FUnATI atua como centro de referência em ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde voltados a questões relativas ao envelhecimento e para formação de recursos humanos na área de Gerontologia e Saúde do Idoso. Euler Ribeiro destaca a importância da instituição na capacitação de profissionais, visando o atendimento a um público que cresce em números e na necessidade de atenção pela sociedade. “Já formamos 360 profissionais para a rede de saúde”, assinala.

A instituição oferece ainda semestralmente cerca de 3 mil vagas de cursos e oficinas livres, incluindo aulas de informática, música, artesanato, entre outras, para pessoas a partir de 50 anos. Além disso, promove assistência à saúde por meio de sua Policlínica.

“Nós cuidamos da saúde desses idosos. Quem tem hipertensão, quem tem diabetes, quem tem doenças articulares, todos esses são cuidados pela nossa equipe no ambulatório da Policlínica”, afirma o reitor. No quesito formação, ele destaca os cursos livres, que vão “desde a alfabetização até línguas”. “E nós ensinamos computação para que esses idosos possam participar efetivamente da sociedade”, completa.

A Universidade foi criada inicialmente como núcleo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e mais tarde passou a ser Órgão Suplementar, por meio da Lei 3.595/2011. Por oito anos, funcionou em um anexo da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), e em 2015 ganhou sua atual sede, no Santo Antônio, com estrutura que hoje abrange dez salas de aula, entre elas salas de música e dança, além de ambulatórios, auditório e laboratórios de informática.

você pode gostar também