24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

FVO deixa legado para novas e futuras gerações

Vários programas criados e executados pela Fundação Vila Olímpica Danilo Duarte de Mattos Areosa (FVO) estão propensos a continuar no próximo ano, após a transferência dos encargos e responsabilidades da instituição para a Secretaria de Estado de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel). Atividades como o cronograma de esporte comunitário, que envolve natação, ginástica funcional e caminhada orientada, além das escolinhas de iniciação esportiva, não deverão sofrer interrupções.

A opinião é do diretor presidente da FVO, Aly Almeida, que está no cargo desde julho de 2014 e tem uma gestão toda voltada para a massificação do esporte, dentro de critérios técnicos que priorizam tanto a parte de estrutura, quanto as pessoas que frequentam a Vila Olímpica.

Fundada em 1990, a FVO será extinta no dia 31 do próximo mês, por conta da Reforma Administrativa do Governo do Amazonas, mas o legado deverá continuar, em benefício das novas e futuras gerações, de acordo com o gestor.

“São atividades que deram certo e foram bem absorvidas pela comunidade”, destacou Aly Almeida.

Somente em 2015, a FVO prestou atendimento a mais de 5 mil atletas, nas modalidades do handebol, basquete, atletismo, futsal, polo aquático, judô, luta livre olímpica, natação, tiro com arco, boxe, tênis de mesa e ginástica rítmica.

Desse total, aproximadamente 4 mil integram as 11 federações desportivas do Amazonas.

Revitalização
Outro ponto positivo observado pelo titular da FVO é o processo de revitalização da Vila Olímpica, que abrange a troca de todas as luminárias; reforma de instalações como as pistas de kart, de atletismo e do parque aquático; a construção dos ginásios de luta olímpica e de ginástica, além de melhorias na estrutura de hotelaria e restaurante.

Em maio deste ano, durante a inauguração da pista, o governador José Melo anunciou investimentos na ordem de R$ 6,6 milhões para que as obras de ampliação do complexo esportivo sejam efetuadas por completo.

“São pontos positivos, concretizados com parceiros como a Prefeitura de Manaus, Polícia Militar do Amazonas e as entidades esportivas envolvidas (entre quais a Associação de Kart e a Liga Amazonense de Motovelocidade), que também aumentaram a segurança e possibilitaram a volta das pessoas ao complexo esportivo, de acordo com o titular da FVO”.

De um total de 800 frequentadores da Vila no ano passado, o número passou para mais de 5 mil em 2015.

Os benefícios também foram estendidos às sete praças esportivas, que agora ficarão sob a responsabilidade da Sejel: Vila Olímpica, Arena da Amazônia Vivaldo Lima, Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, Estádios Ismael Benigno (Colina) e Carlos Zamith, Ginásio Renée Monteiro e Ginásio Elias Assayag em Parintins (a 370 quilômetros de Manaus).

Rio 2016
Apesar da crise, a Vila Olímpica se credenciou para se tornar um dos centros de treinamento de atletas durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. A candidatura foi oficializada junto ao site do Comitê Olímpico, para que Manaus possa receber atletas de alto nível que irão disputar os Jogos.

Legado de conhecimento
No último mês de outubro, Aly Almeida reuniu-se com coordenadores do curso de educação física do Amazonas para viabilizar um intercâmbio esportivo com a Universidade de Colônia, na Alemanha. A meta do projeto é capacitar acadêmicos das nove instituições de ensino superior da capital amazonense, além de técnicos das federações, de conhecimentos esportivos oriundos de um dos maiores centros de modelo de desenvolvimento do desporto olímpico da atualidade.

“É outro passo importante que ainda pode ser dado”, frisou Aly Almeida.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui