As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

FVS acompanha ações de Vigilância em Saúde e orienta turistas para Festival Folclórico de Parintins

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) vai acompanhar as ações de prevenção contra surtos de doenças e monitorar enfermidades de notificação compulsória, com destaque para sarampo, durante a 54ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que será realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho, no município parintinense.

Os cuidados obedecem à Portaria 1.139/2013, legislação que dispõe sobre Assistência e Vigilância em Saúde para eventos de massa (com grande aglomeração de pessoas), como é o Festival Folclórico de Parintins. Pela Vigilância Ativa, a FVS-AM vai intensificar ações de Vigilância Sanitária em relação à qualidade dos produtos e serviços ofertados à população do município.

Os técnicos estarão atentos aos cuidados adotados na manipulação de alimentos, visando prevenir surtos de diarreia. Há três anos, não há registro de surto da doença durante o evento, devido às ações de prevenção. As equipes também vão acompanhar possíveis notificações de doenças relacionadas a complicações alimentares e doenças virais.

Segundo a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, as ações de prevenção e monitoramento são integradas entre técnicos estaduais e municipais. “A equipe é composta por seis técnicos das vigilâncias da FVS-AM e deve chegar a Parintins três dias antes do início do festival”, detalhou ela.

Durante o planejamento das atividades da Fundação para o festival, realizado em maio, foram intensificadas ações de controle vetorial para o Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, chikugunya e zika; e para o Anopheles, transmissor de malária.

“Todo o planejamento foi executado com as demais áreas da Saúde para que o evento ocorra da melhor forma possível, minimizando o risco de acidente e perigo para população, que busca diversão e alegria no festival”, afirmou a diretora-presidente da FVS-AM.

O gerente de Produtos do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-AM, Jackson Alagoas, apontou que as ações também são realizadas em eventos que ocorrem na semana que antecede ao festival.

“Fazemos orientação aos turistas sobre lavagem de mãos, uso de álcool em gel, consumo de água tratada e sobre a importância de não se automedicar”, disse Jackson, acrescentando que é verificada ainda a sinalização de estabelecimentos de alimentação credenciados.

Promoção da saúde – As ações ocorrem para proteger a população, prevenindo os riscos à saúde e visando garantir a segurança alimentar dos participantes do Festival Folclórico de Parintins. O trabalho de vigilância também é realizado em outros eventos de massa do Amazonas, como o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani); Festa do Guaraná, em Maués; e Festa do Cupuaçu, em Presidente Figueiredo.

Orientações aos turistas – A FVS-AM orienta os turistas que vão ao Festival Folclórico de Parintins para tomarem alguns cuidados, a fim de evitarem doenças:

· Lavar as mãos com frequência ou utilizar álcool em gel sempre que possível

· Evitar se alimentar em locais não credenciados pela Vigilância em Saúde

· Aumentar a ingestão de água de qualidade. Ao comprar água, buscar adquirir água em embalagens lacradas ou tomar conhecimento se foi tratada

· Não se automedicar e procurar as unidades de saúde diante de sintomas de doenças. O monitoramento de doenças em hospitais baseiam as ações de vigilância futuras para doenças específicas

· Em caso de dúvidas, buscar informações com as equipes de Vigilância em Saúde da FVS-AM e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Parintins).

FOTO: Divulgação/Secom

você pode gostar também