27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

FVS-AM apresenta cenário de Vigilância em Saúde em oficinas temáticas de construção de indicadores da Saúde para 2021

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) apresentou, na manhã desta sexta-feira (09/04), o cenário da Vigilância em Saúde no estado em oficina temática virtual para gestores da saúde, representantes e técnicos de áreas estratégicas dos 62 municípios do Amazonas. A programação faz parte da iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) de pactuação interfederativa de metas e indicadores da Saúde do Amazonas para 2021.

A iniciativa estadual tem a finalidade de estabelecer os 22 indicadores relacionados às prioridades nacionais em saúde, da Pactuação Interfederativa (Estados e Municípios) 2017-2021, que é resultado de um acordo firmado entre os representantes dos três entes federados.

A diretora-técnica da FVS-AM, Tatyana Amorim, apresentou os aspectos de Vigilância em Saúde no âmbito estadual para retratar as ações e fomento da vigilância no Amazonas. “Na oficina virtual, fortalecemos o trabalho destinando para o alcance dos indicadores e metas para as secretarias municipais de saúde do estado”, afirmou Tatyana.

Processo – Os municípios irão se reunir na Comissão Intergestores Regional (CIR) para discutir e pactuar as metas municipais e regionais, observadas as especificidades locais. A pactuação estadual deve ter como base as pactuações municipal e regional e ser discutida na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e no Colegiado de Gestão da Saúde do Distrito Federal.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-AM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-AM (92) 3182-8550 e 3182-8551. Contato telefônico do PNI/FVS-AM são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

FOTO: Girlene Medeiros / FVS-AM

spot_img