25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

FVS-AM participa pelo segundo ano consecutivo do Dia de Cooperar

Evento será transmitido pela internet devido à pandemia da Covid-19

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) participa, neste sábado (04/07), do Dia de Cooperar 2020, o Dia C 2020, para orientar a população sobre prevenção a doenças. O evento é realizado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (Sistema OCB/AM) e ocorre, este ano, pelo canal do Somoscoop na internet (https://bit.ly/2VKagjI ), devido à pandemia da Covid-19.

Segundo a gerente do Núcleo de Educação em Saúde (NES) da FVS-AM, Amanda Andion, a data segue o calendário internacional, ocorrendo sempre, no primeiro sábado de julho, com a finalidade de celebrar o cooperativismo. Amanda destaca que a FVS, que tem esse caráter de estimular boas práticas de saúde e prevenção a doenças, encontra na ação mais uma oportunidade de amplificar essas práticas de educação em saúde. “Diante do cenário de pandemia da Covid-19 no mundo e no Amazonas, definimos como tema a importante prática de higienização de mãos para prevenção de doenças, entre elas, o novo coronavírus”, destacou

A coordenadora da Comissão e Serviços de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Ceciss), da FVS-AM, Tatyana Amorim, gravou um vídeo sobre como lavar as mãos com água e sabonete ou com álcool em gel a 70% de forma correta para compartilhar com o público digital. “A transmissão de Covid-19 acontece pelo ar, via espirro, tosse, gotículas de saliva ou por contato pessoal; higienizar as mãos é determinante para evitar o contágio”, disse.

Prevenção – Essa é a segunda vez que a FVS-AM participa da ação. Em seis de julho de 2019, a instituição participou da ação Arena Cooperar, em alusão ao Dia de Cooperar, com orientações sobre como evitar acidentes com animais peçonhentos; a importância da qualidade da água; armazenamento seguro de medicamentos e de alimentos; prevenção contra tuberculose; programa de Brigadas no estado; e o ciclo do Aedes aegypti e formas de se prevenir de doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, chikungunya e zika.

Cooperar – O Dia de Cooperar reúne, anualmente, ações voluntárias para a comunidade e oferece serviços gratuitos de atendimento médico, corte de cabelo, emissão de documentos, oficinas e palestras. O evento ocorre há mais de dez anos e é organizado pelas unidades estaduais e nacional do Sistema OCB, que representam e trabalham pelas cooperativas de diferentes setores do Brasil.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Telefones: (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Foto: Divulgação/Susam

spot_img