FVS-AM realiza treinamento virtual de uso e manuseio de vacinas contra Covid-19 com técnicos do interior do estado

Foi apresentado passo a passo das vacinas Pfizer e Janssen, além de revisão de conteúdos relacionados à AstraZeneca e CoronaVac

Nesta segunda-feira (05/07), foi realizada capacitação técnica, por meio de transmissão on-line, sobre manuseio, aplicação e peculiaridades das vacinas utilizadas na imunização contra a Covid-19 no Amazonas, destinada a técnicos em saúde de municípios do interior, que irão receber pela primeira vez as vacinas da Janssen e Pfizer. No total, 42 pessoas marcaram presença remotamente no treinamento. A aula foi organizada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Durante a capacitação, foi apresentado um passo a passo de aplicação e armazenamento das vacinas Pfizer e Janssen, além de uma revisão de conteúdos relacionados às vacinas AstraZeneca e Coronavac, que já estavam sendo aplicadas nos municípios. Entre os municípios selecionados para participar da explicação estão: Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo e Tefé.

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, explica que o treinamento é realizado para suprir a necessidade de capacitação periódica das equipes de vacinação das secretarias municipais de saúde. “No enfrentamento à pandemia de Covid-19, essas capacitações são fundamentais para atualizar as equipes de saúde diante de especificidades dos imunizantes”, afirmou.

Para a enfermeira do PNI/FVS-AM e palestrante do evento, Josy Dias, o treinamento é importante para que haja uma maior distribuição das vacinas no interior. “É essencial que os municípios estejam aptos a aplicar todas as vacinas disponíveis no Estado”, frisou Josy.

Referência – A FVS-AM é responsável pela vigilância em saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-AM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-AM (92) 3182-8550 e 3182-8551. Contato telefônico do PNI/FVS-AM são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

FOTO: Kássio Moraes/FVS-AM