FVS-AM realiza webinário com tema de Saúde em Desastres

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio da Gerência de Riscos Não Biológicos (GRNB/FVS-AM), nesta quarta-feira (16/06), realiza o “3º Seminário Estadual de Saúde em Desastres”, com o intuito de debater e elaborar soluções para evitar e reduzir o risco de desastres no Amazonas. O evento poderá ser acessado pelo canal do YouTube da FVS-AM a partir das 8h, e está aberto para a população em geral.

A programação conta com webconferências apresentadas pela pesquisadora do Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde, do Departamento de Geografia de Geografia da Universidade de Brasília (UnB), Eliane Lima, e pela responsável por Alertas de Cheias do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Luna Gripp, além da participação de pesquisadores de outras instituições como a Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (Fiocruz/RJ), a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi/AM).

Algumas das pautas a serem debatidas durante a manhã são as maneiras de prevenir desastres, tanto naturais, quanto químicos; sistemas de alertas de desastres e o monitoramento hidrológico na Amazônia.

O diretor-presidente da FVS, Cristiano Fernandes, reforça a importância das ações de vigilância em saúde em situações de desastres e das medidas preventivas, principalmente, considerando a realidade do Amazonas.

“A FVS, por meio da Gerência de Riscos Não Biológicos e o Comitê de Vigilância em Desastres, vem investindo nas capacitações de profissionais que atuam em seus municípios em ações de prevenção de desastres”, destaca Cristiano.

Para o geógrafo da GRNB da FVS, Renato Souza, a conferência é importante para a segurança e bem-estar da população amazonense.

“Em eventos como este, discutimos e preparamos soluções para os problemas dos desastres, por isso convidamos também o público em geral para assistir e participar da reunião”, salienta Renato.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTO: Kássio Moraes/FVS-AM