25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

FVS-AM treina profissionais de saúde sobre abastecimento do Tamiflu

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) iniciou, nesta quarta-feira (04/03), um treinamento para melhorar o fluxo de informações sobre o abastecimento, gerenciamento e monitoramento do Tamiflu, medicamento indicado para Influenza, nas unidades públicas de saúde do Estado. A capacitação é coordenada pela Gerência de Insumos Estratégicos (Gies) da FVS-AM e faz parte do Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo Covid-19 (Novo Coronavírus).

O treinamento inclui a operação do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (Sies) que concentra gestão do Tamiflu no Estado e ocorre em quatro turmas: duas nesta quarta-feira (04/03) e outras duas na sexta-feira (06/03). De acordo com a gerente do Gies/FVS-AM, Eurenice Neves, por meio do Sies, a FVS consegue monitorar solicitações, recebimentos, estoques e uso do medicamento. “Assim a gente pode ter controle e abastecer em caso de necessidades, evitando o desabastecimento de acordo com a demanda de cada unidade”, afirmou.

Participam do treinamento, pelo menos, 50 profissionais de saúde do Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Oeste, Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste, Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul, Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Danilo Corrêa, Distrito Sanitário Especiais Indígenas (DSEI), SPA Zona Sul, SPA São Raimundo, SPA Joventina Dias, SPA Coroado, Hospital e Maternidade Chapot Prevost.

Também participam da capacitação o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues, Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Rinaldi Abdel Aziz, Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), Hospital Infantil Dr. Fajardo, Maternidade Alvorada, Hospital Geral de Manacapuru, Hospital e Pronto Socorro Dr. Platão Araújo, Instituto da Mulher e Maternidade Dona Lindu, Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), Policlínica Naval de Manaus, Maternidade Ana Braga, Maternidade Balbina Mestrinho, Hospital Thomé de Medeiros Raposo, Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ana Rodrigues Viana, além de unidades da rede particular de saúde, como o Hospital Check-Up.

FOTO: Divulgação/FVS

spot_img