27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

FVS divulga boletim epidemiológico de Dengue e Malária, nesta segunda-feira

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão vinculado a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) divulgou, nesta segunda-feira (17), o comparativo de dados notificados de dengue no período de janeiro a setembro de 2015 e 2016. No boletim epidemiológico apresentado, o Amazonas notificou 6.804 casos em 2015, contra os 13.199 notificados em 2016.
Para o chefe de Departamento de Vigilância Ambiental (DVA-FVS), Cristiano Fernandes, o aumento era previsível, pois o país estava vivenciando um grande número de casos da doença, inclusive, com casos de chikungunya e o zika vírus, doenças transmitidas pelo mesmo vetor da dengue o mosquitoaedes aegypti. “É importante salientar que cerca de 80% dos casos notificados de dengue foram durante o período sazonal da doença que contempla de janeiro a maio desse ano”, explicou Cristiano.

Seguindo tendência ao contrário a dengue, os casos de malária reduziram em 44% no mesmo período analisado. O boletim aponta que em 2015, o Amazonas registrou 59.775 casos da doença contra os 35.139 casos registrados até setembro de 2016.

De acordo com Cristiano Fernandes os números mostram que o trabalho de controle à endemia está sendo executado com o sucesso pelos municípios. “Malária é um problema de saúde pública no Estado, no qual o Governo do Amazonas, está investindo na aquisição de insumos estratégicos, veículos, motocicletas e a distribuição de mosquiteiro impregnado de inseticida para o combate a doença”, destaca.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui