27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

FVS e Susam enviam equipe técnica para atuar em força-tarefa de prevenção à Covid-19 em Envira

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) enviou, nesta quarta-feira (15/07), técnicos com experiência em vigilâncias epidemiológica, sanitária e laboratorial, além de médico da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) para compor a equipe da força-tarefa em Envira. O município, distante 1.207 quilômetros de Manaus, foi o último a registrar casos da Covid-19 no Amazonas.

O objetivo da equipe da FVS é atuar na capacitação em serviço e no apoio técnico em relação ao protocolo de atendimento de pacientes com Covid-19, além de investigação de novos casos e suporte ao diagnóstico laboratorial.

Até o momento, Envira notificou 345 casos suspeitos da Covid-19, sendo 52 casos confirmados pela Secretaria Municipal de Envira, o que representa 15% do total de casos notificados.

A diretora presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, reforça que os técnicos devem permanecer, no município, por tempo indeterminado. “Essa equipe irá compor com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Envira, para avaliar a situação e definir as ações em tempo hábil para evitar que a situação se agrave”, explicou.

De acordo com o diretor técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes, a permanência da equipe em Envira é uma estratégia importante para o enfrentamento da pandemia no âmbito dos municípios do Amazonas. “Envira conseguiu se manter por mais de 100 dias sem registro da doença, mas conhecendo a força e a disseminação rápida do novo coronavírus, é preciso muita atenção”, disse.

Foto: Divulgação/FVS

spot_img