24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

FVS-RCP avalia ações de Centro de Saúde do Trabalhador de Itacoatiara

Técnicos do Centro Estadual de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (Cerest/FVS-RCP) estão realizando uma visita técnica em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) para avaliar e prestar suporte aos profissionais responsáveis pela saúde do trabalhador no município. Os técnicos chegaram ao município na quarta-feira (14/07) e permanecem até sexta (16/07).

O principal objetivo da visita é fortalecer a vigilância em saúde do trabalhador no interior do Amazonas. Em Itacoatiara, as equipes estaduais e municipais irão se reunir para discutir as ações realizadas e se elas estão de acordo com as políticas nacionais de saúde do trabalhador, além de orientar acerca de possíveis dúvidas.

O diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, reforça que a visita tem a função de dar suporte para os municípios do interior. “As equipes visitam o local, verificam as atividades realizadas pelos técnicos municipais, compartilham seus conhecimentos e oferecem sugestões de melhorias, caso haja inadequações em relação ao atendimento ao trabalhador”, explica Cristiano.

Segundo a coordenadora do Cerest/FVS-RCP, Cinthia Santos, é importante ter ciência das realidades das ações de vigilância de ações integrais de saúde do trabalhador no interior do Estado. “Nós conhecemos as equipes, existe uma troca de experiência, eles apresentam suas dificuldades e nós buscamos soluções para facilitar suas ações no intuito de melhorar a saúde do trabalhador”, salienta Cinthia.

Cinthia acrescenta que os municípios informam ao Estado dados demonstrando um indicador de saúde do trabalhador, onde é possível observar quais os âmbitos que necessitam de maior atenção nessa população. “Com base nesses indicadores, nós podemos promover mais ações de prevenção à saúde do trabalhador para evitar acidentes e óbitos causados no ambiente de trabalho”, destaca.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção a doenças como as desencadeadas e/ou agravadas no ambiente de trabalho, por meio do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest/FVS).

A FVS-RCP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTO: Divulgação/FVS-AM

spot_img