24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

FVS realiza seminário alusivo ao Dia Mundial de Combate à Malária

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), realiza, nesta terça-feira (25), o 2º Seminário Estadual Alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Malária. O evento acontecerá no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam – avenida Pedro Teixeira, nº 2.354, Dom Pedro, zona centro-oeste), das 8h30 às 17h, com a participação de especialistas do Brasil e do Estado para compartilhar, neste 25 de abril, data em que se celebra o Dia Mundial de Luta contra a Malária, os desafios enfrentados e discutir estratégias adotadas na incessante busca pelo controle desta doença.

De acordo com o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, entre 2015 e 2016, o Amazonas registrou uma redução de 32% com o número de casos, respectivamente de 74.309 contra 49.928, cerca de 24.381 casos a menos no mesmo período. “A redução é maior do que a meta estipulada por nós que era de 20%, porém apesar da diminuição é fundamental a intensificação das ações por meio das secretarias municipais de saúde que são responsáveis para execução dos serviços em suas localidades”, explica.

Albuquerque salienta que, na contramão da redução, os municípios da calha do Alto Rio Negro apresentaram um aumento de 60% dos casos da doença: foram registrados 11.079 casos em 2015 contra 17.765 em 2016. “|Esses municípios representam o aumento de malária na população indígena e para este enfrentamento é necessária estratégia específica junto aos Distritos Sanitários de Saúde Indígena (DSEI) em parceria com as demais esferas dos governos estadual, federal e municipal”.

Para o chefe de Departamento de Vigilância Ambiental (DVA-FVS), Cristiano Fernandes, a redução foi o resultado do Plano de Intensificação das Ações de Controle da Malária 2016, assinado pelos os gestores. “O Governo do Estado investiu R$ 4 milhões em equipamentos, insumos estratégicos, como, por exemplo, a distribuição de mosquiteiro impregnado, além da capacitação técnica continuada para que as equipe de endemias fossem estruturadas nos municípios e assim conseguissem fazer uma intervenção efetiva junto a população”, diz.

Estratégias diferenciadas – O gerente de doenças transmitidas por Vetores (GDTV-Malária), Elder Figueira, explica que, a cada ano, o controle efetivo da doença exige a adoção de estratégias diferenciadas para distintas realidades.

“O Amazonas possui a maior rede de diagnóstico precoce de malária do Brasil, e, neste seminário, iremos propor uma apresentação inovadora do protocolo de tratamento para o Ministério da Saúde, objetivando melhor compreensão por parte dos profissionais de saúde e garantir a adesão ao tratamento por parte do paciente, que muitas vezes para de usar o medicamento após a melhora dos sintomas e passa a ser fonte de infecção para vetores, gerando novos casos da doença na localidade em que vive”, destacou.

Temas – O seminário terá temas como: ”Contexto Histórico do Controle da Malária no Amazonas”, “Prevenção, Controle e vigilância da Malária: Desafios da Gestão, Estratégias para Eliminação da Malária na Região Amazônica”, “Proposta do Amazonas de Novo Esquema de Tratamento na Malária”, “Protocolo ilustrado de Tratamento de Malária, relato de experiência bem sucedida em Eirunepé”, além de homenagem a grandes personalidades do Estado no combate à endemia e o vencedor do Concurso de Fotografia.

Dados sobre malária – Cerca de 80% dos casos de malária no Amazonas são oriundos de 11 municípios. Até março de 2017 foram registrados 12.775 casos da doença, sendo que São Gabriel da Cachoeira é responsável por 2.751 casos (21,53%), Santa Isabel do Rio Negro com 1.781 casos (13,94%), Barcelos com 1.552 casos (12,15%), Manaus com 1.486 (11,63%), Guajará com 773 casos (6,05%), Presidente Figueiredo com 483 casos (3,78%), Lábrea com 356 (2,79%), Coari com 355 casos (2,78%), Careiro da Várzea 270 casos com (2,11%), Humaitá com 268 casos (2,10%) e Atalaia do Norte com 246 casos (1,93%).

Sobre a data – Dia 25 de abril, o Dia Mundial de Luta contra a Malária, foi instituído pela Assembleia Mundial da Saúde em 2007, com a finalidade de reconhecer o esforço global para o controle efetivo da malária.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui