25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Gestores do Amazonas participam de Imersão Subnacional da FGV-EAESP

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), está recebendo, a partir de hoje, dia 5, até o próximo dia 9, de maneira totalmente virtual, um grupo de 20 alunos da graduação em Administração Pública da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP) para a Imersão Subnacional, uma disciplina curricular que objetiva aproximar os estudantes da instituição do cotidiano das secretarias de governos municipais ou estaduais que coordenam as principais políticas públicas no país.

Oferecida semestralmente desde 2013, a proposta da semana de Imersão Subnacional é possibilitar aos diferentes grupos de alunos da FGV-EAESP oportunidade para uma vivência com foco no conhecimento de políticas públicas estaduais, formulação de propostas de melhoria ou novas soluções para problemas do governo estadual, e de conhecer os programas mais relevantes daquela gestão. Essa iniciativa é uma ação de difusão e popularização da ciência, da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, atendendo à proposta de aproximar a academia da gestão pública.

As 10 duplas da FGV farão trabalhos de pesquisa junto às Secretarias Estaduais de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra); de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc); Meio Ambiente (Sema); Produção Rural (Sepror); Segurança Pública (SSP); Assistência Social (Seas); Educação e Desporto; Saúde (SES-AM); Casa Civil; e as Secretarias Executivas de Planejamento (Seplan) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Sedecti. Ao final do programa, cada dupla preparará um breve relatório com duas ou três propostas de intervenção e melhoria para a gestão pública no Governo do Estado do Amazonas, a partir dos desafios identificados pelos gestores das pastas.

Além do Amazonas, a Imersão Subnacional ocorrerá simultaneamente nos estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Na programação desta segunda-feira, depois da abertura do evento, houve a apresentação “Caracterização Amazonas” feita pela secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tatiana Schor. Das 10h às 10h30, aconteceu a apresentação “Atlas ODS Amazonas” com o representante do Atlas ODS Amazonas, da Universidade Federal do Amazonas Henrique Pereira. A secretária executiva de Planejamento da Sedecti, Sônia Gomes, fez a apresentação “Plano Plurianual e Agenda 2030”, às 14h. A apresentação seguinte ficou com o engenheiro Manuel Paiva sobre “Região Metropolitana de Manaus”.

Foto: Divulgação/Sedecti

spot_img