As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Gincana escolar marca programação da ‘Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti’

Gov Agricultura

Como parte da programação alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti”, 7/12, a Prefeitura de Manaus promoveu na manhã desta terça-feira, 3/12, uma gincana na escola municipal Maria Madalena Corrêa, no bairro Vila da Prata, zona Oeste de Manaus.

Coordenada pela gerência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a gincana aliou atividade física e conhecimento da língua portuguesa para alertar os estudantes sobre a importância do combate ao Aedes aegypti.

“As gincanas nas escolas são uma estratégia para a promoção da saúde e prevenção de doenças, sensibilizando os estudantes sobre a adoção de hábitos saudáveis de vida. Isso envolve a prática de atividade física e o cuidado com o ambiente em que se vive para evitar agravos como zika, dengue e chikungunya, que são transmitidos pelo Aedes. São ações pedagógicas agregadas às ações de saúde que buscam melhorar a qualidade de vida da população”, destacou a gerente de Promoção da Saúde, Francinara Lima.

A gincana, além de ser uma ação alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao Aedes”, integrou a programação que o setor de Educação em Saúde e Mobilização Social da Semsa vem desenvolvendo em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE).

Segundo a chefe de Educação em Saúde, enfermeira Lilian Paula Lima Zacaria, a ideia é desenvolver ações que abordem temas essenciais para a saúde da população, como a promoção da cultura da paz e o combate à obesidade, ao uso do cigarro e ao Aedes.

“É importante que os estudantes tenham um entendimento sobre ações de prevenção desde a infância. A gincana é uma forma de unir a saúde física e mental, estimulando a interação social da comunidade escolar. Enquanto praticam atividade física, os estudantes também podem obter maior conhecimento sobre como manter a saúde e evitar doenças, levando as informações para a família e a comunidade”, explicou Lilian Paula.

Brigadas

Durante a gincana, a coordenadora do PSE no Distrito de Saúde (Disa) Oeste, enfermeira Maria de Fátima Costa, lembrou que o combate ao Aedes é uma das ações prioritárias desenvolvidas no PSE, o que inclui também a assistência no exame dermatológico, avaliação odontológica, educação continuada no combate à hanseníase e às verminoses, e educação no trânsito.

“O Disa Oeste conta com 40 escolas no PSE e o combate ao Aedes é uma das ações prioritárias executadas todos os anos em 100% das escolas. Este ano, uma das estratégias foi a formação de brigadas nos Centros Municipais de Educação Infantil e em creches, orientando os alunos sobre as doenças causadas pelo Aedes e como evitar focos do mosquito. Cada brigada é formada por grupos de alunos, que vão atuar fiscalizando o ambiente escolar, para evitar a proliferação do Aedes”, explicou a enfermeira.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

você pode gostar também