26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Go Inn Manaus é o primeiro hotel do Amazonas a neutralizar emissão de carbono

Em reconhecimento a ação pioneira de neutralização de emissões de gases de efeito estufa, o Go Inn Manaus, localizado no Centro, foi certificado pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) como o primeiro “Hotel Neutro de Carbono” do Amazonas. O empreendimento plantará, até o fim do mês, mais de 300 mudas de árvores nativas da Amazônia no Parque Sumaúma, única Unidade de Conservação Estadual em perímetro urbano da capital.

O objetivo da neutralização de carbono, através do plantio de árvores, é minimizar os impactos causados ao meio ambiente e fomentar a recuperação de áreas degradadas da cidade ou de relevante interesse ecológico. Segundo o gerente-geral do Go Inn, Arilson Freitas, a iniciativa pode servir de inspiração para os hóspedes e para sociedade em geral.

“Estar envolvido em um projeto socioambiental é se preocupar com as gerações futuras e passar uma mensagem de conscientização. Dessa forma, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, impactamos de forma positiva os que estão inseridos no nosso dia a dia, como os hóspedes, colaboradores e a comunidade da qual fazemos parte”, afirmou.

Ao todo, foram compensados 53 kg de CO2 referentes ao ano de 2014, considerando toda a atividade realizada pelo hotel como transporte; uso de equipamentos; uso de serviços de eletricidade, gás e geração; além do despejo de resíduos. Ainda de acordo com Arilson, a neutralização desses gases nocivos entra para a lista de medidas sustentáveis que já eram adotadas pelo hotel.

“No ano passado recebemos o selo de ‘Amigo da Natureza’, também concedido pelo IBDN, por promovermos o consumo consciente de recursos naturais, a captação de água da chuva, o uso de energia solar, iluminação de LED, separação adequada do lixo, entre outras ações. A responsabilidade ambiental sempre foi uma das nossas prioridades”, afirmou.

Para o presidente e CEO da Atlantica Hotels, Paul Sistare, minimizar os impactos ambientais, revitalizando áreas de relevante interesse ecológico, estabelece um novo padrão para a hotelaria brasileira. “Acreditamos na importância de uma estratégia sustentável que avalia os aspectos ambientais”, disse.

Já o presidente nacional do IBDN, Rogério Iório, informou que a introdução de práticas sustentáveis como esta no mercado de hotelaria e hospedagem deve incentivar muitas outras. “Adotar ações concretas de sustentabilidade visando reduzir impactos ambientais geram benefícios para todos, porque o fenômeno climático de superaquecimento da temperatura em toda a Terra pode causar, em um curto espaço de tempo, grandes catástrofes naturais”, afirmou.

Sobre o IBDN

O Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que, desde 1991, trabalha em prol da preservação e conservação do meio ambiente.

A instituição atua junto ao poder público, iniciativa privada e centros acadêmicos no desenvolvimento de projetos de recuperação de áreas degradadas através da produção e plantio de mudas nativas, Gestão e Educação Ambiental, além do fomento à novas tecnologias sustentáveis.

Com base no conceito criado pelo Tratado de Kioto (1997), qualquer empresa pode minimizar seus impactos ao meio ambiente através do patrocínio aos projetos e programas socioambientais em qualquer lugar do mundo.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui