25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Governador José Melo faz a leitura da Mensagem Governamental na ALE-AM

O governador José Melo fará, nesta terça-feira, 3 de fevereiro, a leitura da Mensagem Governamental que marca a abertura da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM). Na Mensagem, o governador ressaltará a relevância da Casa Legislativa para a construção do Governo que se inicia e destacará os desafios e prioridades da nova administração.

Entre os investimentos, destacam-se projetos e programas nas áreas de saúde, educação, segurança e de assistência social.

Na saúde, além da manutenção do investimento acima do que prevê a Constituição, com reforço na infraestrutura e convocação de concursados, começa a sair do papel este ano os projetos Pronto Especialista e de ampliação de leitos hospitalares.

Na educação, há também compromisso de manter investimentos e elevá-los gradativamente até o alcance, em 2018, do percentual de 30% do orçamento para a área, e a implantação de novos projetos como o “Saber Fazer”, que vai expandir o ensino integral e tecnológico, com a construção de 30 novas escolas de tempo integral, que também oferecerão cursos profissionalizantes. Dezoito dessas escolas devem ser inauguradas este ano. Há ainda o compromisso com o avanço da obra da Cidade Universitária e inauguração de 13 novos núcleos da UEA no interior este ano, além da ampliação de oferta de bolsas de mestrado, doutorado e iniciação científica.

Na segurança, o governador vai destacar a ampliação do Ronda no Bairro, com a realização de novo concurso para Polícia Militar, e da infraestrutura, na capital e interior. A ênfase será na implantação do novo programa “Todos pela Vida”, a partir de março, que inclui ações integradas da segurança, educação, cultura e esporte, além da implantação de novas estruturas de atendimento de crianças e jovens em situação de risco.

Além dessas áreas, o governador também abordará avanços e metas nas áreas social, com a expansão de Centros de Convivência, novo concurso para servidores da área e fortalecimento de políticas específicas para mulheres, idosos e pessoas com deficiência.

Na produção rural, a meta é implantar o programa “Terra Produtiva”, com mais oferta de assistência técnica e crédito, com apoio especialmente ao desenvolvimento da piscicultura. Ainda nessa área, a novidade será a implantação da Casa do Produtor Rural, uma espécie de PAC do setor primário, reunindo serviços públicos para o setor rural, e a implantação do Banco do Povo este ano.

O governador abordará, ainda, durante a leitura da Mensagem, iniciativas nas áreas de cultura e esporte, bem como a continuidade de investimentos em infraestrutura e habitação.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui