25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Governador José Melo realiza primeira reunião com secretários e dirigentes de órgãos do Governo

O governador José Melo reuniu, neste sábado, 21 de março, os secretários e dirigentes dos órgãos da administração direta e indireta para um encontro de trabalho que abordou, principalmente, o novo conceito de gestão estabelecido com a reforma administrativa. José Melo destacou que o desafio para os novos dirigentes, e para os que permanecem no Governo, será otimizar recursos para assegurar que as ações e os serviços prestados à população sejam melhorados e ampliados.
“A crise (econômica) nos forçou a fazer mudanças na estrutura do governo e também a estabelecer mudanças conceituais no modo de governar”, disse José Melo, ao destacar que neste ano o cenário econômico tem se apresentado adverso, no Brasil e também no Estado com perspectiva de que a redução do ritmo da atividade econômica impacte as receitas do Estado. “Esse quadro nos induz a administrar nossos órgãos de forma diferenciada do que era feito até hoje”, frisou.

Para fazer frente às adversidades, José Melo destacou que a reforma administrativa, que estabeleceu uma estrutura de governo mais enxuta, somada a medidas de corte de despesas com serviços terceirizados e material de consumo e de melhoria da eficiência arrecadatória, permitirão que o Governo do Estado economize recursos que podem ser aplicados em sua atividade fim, principalmente na ampliação e melhoria dos serviços nas áreas social, saúde, educação e segurança.

Estiveram presentes na reunião de secretários, na sede do Governo, no bairro Compensa II, zona oeste, todos os dirigentes dos órgãos da administração direta e indireta. Na sexta-feira, 19, o governador José Melo concluiu a composição do secretariado de Governo.

Além das mudanças já anunciadas, foram definidos novos nomes para as Secretarias do Trabalho (Setrab) e da Região Metropolitana de Manaus (SRRM), Amazonprev, Prodam, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea).

Os novos secretários anunciados na sexta-feira foram Breno Viana Ortiz, que assume o comando da Setrab; Américo Gorayeb Júnior, na SRMM; e Francisco das Chagas Santiago Cruz, como secretário extraordinário de Relações Institucionais. Na administração indireta, Renê Levy Aguiar assume o comando da Fapeam; Márcio Silva de Lira, da Prodam; Fábio Pereira Garcia dos Santos, da Amazonprev, e Carlos Souza, da Jucea.

Também foi confirmada a permanência de Lúcia Carla Gama à frente da Secretaria de Comunicação Social (Secom), que foi criada em substituição à Agência de Comunicação Social (Agecom), e de Louismar Bonates para a Secretaria de Administração Penitenciária, que nasce do desmembramento da extinta Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

As mudanças no secretariado começaram pela área de segurança pública, com a nomeação do ex-superintendente da Polícia Federal, Sérgio Fontes, para a Secretaria de Segurança Pública (SSP); do delegado-geral da Polícia Civil, delegado Orlando Amaral; e do Comandante Geral da Polícia Militar, coronel PM Gilberto Gouvêa, no mês de janeiro.

Também já foram anunciados Thomaz Nogueira para o comando da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Seplanct); Sidney Leite para a Secretaria de Produção Rural (Sepror); Graça Prola para a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc); Antônio Stroski para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema); e Ana Eunice Aleixo para a direção do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui