27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Governador José Melo recebe estudantes medalhistas nos Jogos Escolares da Juventude

O governador José Melo recebeu nesta quarta-feira, 5 de outubro, estudantes do Amazonas que ganharam medalhas na última edição dos Jogos Escolares da Juventude, realizada no mês de setembro em João Pessoa, na Paraíba. Ao todo, a delegação do Estado faturou 16 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e seis de bronze, ao somar as modalidades individuas e coletivas da categoria infantil, de 12 a 14 anos. Durante o encontro, Melo destacou a importância do incentivo ao esporte para a juventude e enalteceu as conquistas da delegação.

O encontro também contou com a presença dos atletas amazonenses Laiana Batista, bronze no vôlei sentado, e Guilherme Costa, bronze no tênis de mesa, ambos campeões da edição dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. “Esses atletas nos enchem de orgulho e a vitória nas Olimpíadas e nos Jogos Escolares demonstram que o esporte tem um peso importante para a juventude”, disse José Melo.

Ao todo, 163 estudantes-atletas viajaram para a competição com apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ganhadora de três medalhas no Parabadminton, Mikaela da Costa Almeida, 13 anos, se emocionou ao lembrar a trajetória de superação e disse que mais que as medalhas conquistadas, poder competir é o mais importante.

“Estou muito emocionada com tudo isso. É meu primeiro campeonato fora. As medalhas para mim representam o esforço. Acho que a gente não ganha só medalha quando vai aos campeonatos, é preciso ter coragem, enfrentar os olhares. Acho que mesmo não ganhando medalha me sentiria vitoriosa por enfrentar os olhares. Essas medalhas são muito representativas na minha vida”, disse a estudante paratleta.

O secretário Estadual de juventude, Esporte e Lazer, Fabrício Lima, destacou os investimentos do governo para garantir avanços na área esportiva e disse que tem trabalhado cada vez mais associado com a Seduc para garantir que jovens com potencial tenham oportunidade de se desenvolver no esporte. Ele citou ainda a realização de obras pelo governo, como a inauguração do Centro de Ginástica do Amazonas Bianca Maia.

“É um momento de crise e dificuldade, mas o Amazonas não tem medido esforços para que possamos ser representados lá fora e trazer resultados. Não tem como mensurar o valor de um exemplo. E o governador está dando a oportunidade para que esses exemplos surjam, cresçam, apareçam e contagiem nossa cidade como um todo”, disse o secretário.

Quadro de medalhas

Badminton
OURO – Vitor Nascimento/ Individual
PRATA – Barbara Rodrigues de Sousa / Individual
PRATA – Kailane Leticia e Samara dos Santos / Dupla Fem
BRONZE – Vitor e Barbara – Dupla Mista
BRONZE – Lucas Emanuel / Individual
BRONZE – Victor Nascimento e Lucas Emanuel/ Dupla Masc
BRONZE – Rebeca Vitória/ Individual

Judô
OURO – Samanta Santos
BRONZE – Heloysa Oliveira

Luta Olímpica
OURO – Layane Miranda
OURO – Helisson Bresson

PRATA – Ryan Souza
PRATA – Por equipes (Layane, Helisson, Ryan Souza, Lucas Guimarães, Ana Karolina)

Futsal Feminino
OURO – CMPM IV Áurea Pinheiro Braga, da Zona Leste

Basquete Masculino
PRATA – Basquete masculino do La Salle

Handebol Masculino
BRONZE – Estadual São José Operário de Parintins.
FOTOS: JOEL ARTHUS/SECOM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui