Governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual para artistas de Manacapuru

Na manhã desta sexta-feira (16/07), em Manacapuru, o governador Wilson Lima entregou cartões do Auxílio Estadual para artistas do município. O benefício do Governo do Amazonas no valor de R$ 600, será pago em três parcelas de R$ 200 mensais. Mais de 500 profissionais da cadeia produtiva da cultura e economia criativa já estão aptos a receber o recurso.

A lista com os contemplados nos primeiros lotes de pagamento do auxílio está disponível em: cultura.am.gov.br. No endereço eletrônico também há informações sobre onde receber os cartões.

“A cultura foi muito prejudicada pela questão da pandemia, os eventos não aconteceram ou aconteceram de formas muito tímidas, por meio de lives, e de forma a não gerar os empregos que geram, como por exemplo o Festival de Cirandas de Manacapuru. A cultura é importante porque mantém vivas as nossas raízes, mas é preciso enxergar a festa além da festa, é preciso entender as famílias que estão envolvidas nas atividades e a renda que ela gera”, declarou o governador.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, acompanhou a ação que marcou a primeira entrega dos cartões no interior do Amazonas. “Essa é mais uma grande iniciativa do Governo do Amazonas, para auxiliar o setor da cultura, e certamente, a cada entrega, conseguimos amenizar um pouco os impactos da pandemia no setor cultural”, afirmou o secretário.

O professor e músico Manoel Renato da Silva compareceu ao estacionamento do Parque do Ingá para receber o cartão do Auxílio Estadual. Há sete anos trabalhando na área, Manoel enfrentou as dificuldades da paralisação de eventos e continuou dando aulas, em uma escola de música, para recuperar parte da renda perdida. “O auxílio chega na hora certa para ajudar na compra de necessidades básicas. A gente tá começando a se reerguer, as aulas na escola já voltaram a ser presenciais com todo os cuidados possíveis, mas o setor de eventos ainda está lento. Então, o auxílio vai ajudar bastante”, contou.

O ceramista Raunieri Pinheiro da Costa, que também foi contemplado no Auxílio Estadual, teve que parar de vender seus produtos após a suspensão das feiras do município, devido às medidas para conter o novo coronavírus. Ele atua há mais de 40 anos na profissão. “ Tivemos muita dificuldade nesse período de pandemia, o meu produto não tinha para onde ir. Tive muita ajuda da família. Esse auxílio vem nos ajudar a comprar nosso alimento, era necessária essa ajuda, o Governo do Amazonas está de parabéns”, disse.

Ao todo, seis trabalhadores da Cultura receberam cartões do Auxílio Estadual em Manacapuru. Neste sábado (17/07), a entrega será realizada no município de Manaquiri.

Ciranda – O governador Wilson Lima e o secretário Marcos Apolo Muniz também se reuniram com os presidentes dos grupos de ciranda de Manacapuru, as agremiações “Guerreiros Mura”, “Flor Matizada” e “Tradicional”, durante a agenda no município.

“A reunião foi para discutir possibilidades sobre a realização de uma atividade com estes grupos, que possa ajudar na geração de renda para as famílias que trabalham há gerações com a ciranda de Manacapuru. Estamos em tratativas para tornar isso possível e tentar reduzir um pouco o prejuízo dessas famílias”, declarou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

FOTO: Michael Dantas/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas | Diego Peres/Secom