24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Governador Wilson Lima entrega certificados de qualificação para prestadores de serviços de turismo em Parintins

O governador do Amazonas, Wilson Lima, participou da cerimônia de entrega de certificados de conclusão de curso para 150 parintinenses da primeira etapa do Workshop “Bem Receber”, oferecido pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), na noite da última quarta-feira (22/05), no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo. A ação faz parte do programa Amazonas Presente, lançado pelo Governo do Amazonas para levar as ações das secretarias à população do interior do estado.

“Essas pessoas vão ter essa qualificação não só para receber os turistas no período do Festival, mas também durante todo o ano. O povo que está aqui só precisa de oportunidade. E o Amazonas Presente está trazendo essa qualificação para quem trabalha no restaurante ou no hotel, para o tricicleiro, o mototaxista, o taxista, tudo para que o turista, no momento em que chegue aqui, seja bem recebido, que volte mais vezes e traga mais pessoas”, destacou o governador.

“Nós temos uma coisa que é muito própria: a hospitalidade. Em nenhum lugar do mundo você chega e tem a receptividade que tem no Estado do Amazonas, principalmente no município de Parintins”, complementou.

Wilson Lima falou ainda da importância do turismo para a geração de emprego e renda, lembrando ser ele mesmo técnico em Gestão Turística e ter tido o primeiro emprego com carteira assinada em uma agência de viagens.

“Por conta disso comecei a estudar inglês, fui professor de inglês na sequência, e foi uma oportunidade e tanto, pois tive a chance de ser guia, de trabalhar também como tradutor. Isso acaba te dando a oportunidade de sonhar. No Amazonas temos um potencial muito grande para o desenvolvimento do turismo, mas algumas coisas são fundamentais: a infraestrutura e a qualificação do nosso povo, isto é, dar às pessoas que atuam nesse setor a qualificação necessária”.

Boa recepção – A Amazonastur está desde fevereiro realizando ações em Parintins, de acordo com a diretora-presidente do órgão, Roselene Silva. “Agora, no lançamento do programa Amazonas Presente, estamos certificando os prestadores de serviços que trabalham no turismo da cidade. A segunda etapa desse nosso programa (‘Bem Receber’) vai ser no inicio de junho e, quando chegar o Festival, serão 300 prestadores de serviços qualificados para receber bem os turistas. Nós entendemos que o destino não precisa ser luxuoso: o que faz com o que turista tenha vontade de voltar é o bem receber. É isso que pretendemos fazer em todos os potenciais destinos turísticos do Estado do Amazonas”, afirma ela.

A chefe de Projetos e Capacitação da Amazonastur, Kethlenn Porto, afirmou que desde o início foi surpreendida pelo interesse das pessoas. “As inscrições, que seriam realizadas em dois dias, esgotaram nas primeiras seis horas. Ficamos com uma lista de espera de cerca de 60 pessoas. Acreditamos que na segunda etapa, que será realizada em junho, a procura será ainda maior por estar mais próximo do festival”, explicou.

Para a consultora do curso de qualificação, Sônia Grasseschi, com a proposta de qualificação, “o Governo do Estado conseguiu mostrar a importância da educação para o desenvolvimento das pessoas”. “Isso é que faz o diferencial, isso que faz com as cidades cresçam e a gente possa descobrir novos talentos”, afirmou.

Participando pela primeira vez de um workshop, o presidente da Associação dos Tricicleiros de Parintins (Apin), Jakson Santos, ressaltou a importância da capacitação para a categoria que, segundo ele, é o primeiro contato do turista com as pessoas da cidade. Ele destaca ainda que, a praticamente a um mês para a realização do maior festival folclórico a céu aberto do mundo, os preparativos para receber bem os visitantes estão a todo vapor.

“Já estamos nos organizando, como acontece todos os anos nesse período, mas esse ano só temos a agradecer à Amazonastur por ter nos dado essa oportunidade de capacitação, porque isso vai nos ajudar a oferecer um serviço ainda melhor para o turista”, afirmou.

Pela primeira vez, os tricicleiros que participaram do curso receberão o certificado “Tricicleiro Pai D’égua” – que na linguagem local, quer dizer “pessoa do bem, bacana” – e também terão fardamento e mais a pintura, padronizada pela Amazonastur em consonância com o festival.

O período de inscrição para a próxima etapa do curso, com mais 150 vagas, ocorrerá entre os dias 3 e 4 de junho, das 8h às 14h, no Centro de Atendimento ao Turista de Parintins (CAT), na avenida Jonathas Pedrosa, 2.471, no centro.

FOTO: Diego Peres e Herick Pereira/Secom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui