32.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Governança e infraestrutura na Amazônia são temas discutidos em Wokshop realizado em Rondônia

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), participou deWorkshop sobre Governança de Áreas Protegidas e Desenvolvimento de Infraestrutura no Sul do Amazonas, de 23 a 25 de julho, em Rondônia. A iniciativa é coordenada pela Universidade da Flórida em parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e demais órgãos, por meio do projeto de Governança e Infraestrutura na Amazônia (GIA).

O objetivo do evento foi discutir e trocar experiências sobre estratégias e ferramentas de governança em áreas protegidas e a infraestrutura na região. Além de definir ações estratégicas e desenvolver projetos de pesquisa para fortalecer os processos de governança e o desenvolvimento socioambiental.

A chefe de departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal do Idam, a engenheira florestal Nadiele Pacheco, participou das programações representando o Instituto. Na quinta-feira (25/07), a engenheira colaborou com as discussões durante uma roda de conversa e apresentações, onde expôs a pauta sobre cadeias produtivas como vetor de desenvolvimento rural sustentável.

Segundo Nadiele, a abordagem foi a respeito dos projetos prioritários elaborados pelo Idam como um novo modelo e estratégia de prestar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), tendo em vista o desenvolvimento rural sustentável. “A ideia foi apresentar os projetos que, atualmente, são prioridades do Governo do Amazonas e abordar questões sobre desenvolvimento sustentável, geração de renda, produção e, principalmente, qualidade de vida dos agricultores familiares do Estado”, destacou.

Visita técnica – A programação encerra nesta sexta-feira (26/07), com uma visita a Floresta Nacional (Flona) do Jamari, local onde já existe concessão florestal. Segundo o Serviço Florestal Brasileiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Flona possui uma área de aproximadamente 220 mil hectares, dos quais 96 mil foram destinados para concessão florestal.

“Será importante conhecer a forma de atuação no manejo sustentável nessa região onde já existe concessão e com certeza é uma experiência que poderá ser compartilhada no Amazonas, uma vez que visa a conservação da floresta e evita a exploração ilegal de recursos existentes”, disse Nadiele.

A oficina contou com a participação e colaboração de parceiros como o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável das Amazônia (Idesam), Operação Amazônia Nativa (Opan), Kanindé Associação de Defesa Etnoambiental, World Wide Fund for Nature – Brasil (WWF). Além de instituições de ensino superior como a Universidade Federal de Rondônia (Unir), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e lideranças indígenas, movimentos sociais e agentes do governo.

Projeto – É uma continuação do processo de aprendizagem coletiva resultante do Workshop sobre Ferramentas e Estratégias para Conservação e Desenvolvimento na Amazônia: Lições Aprendidas e Caminhos Futuros (UF Amazon Workshop), que visa criar, fortalecer e expandir uma comunidade de prática para aprendizagem e reflexão sobre o uso e conservação da Amazônia por atores sociais.

Além do Brasil, o projeto estuda ainda a gestão territorial em outros mosaicos de áreas protegidas na Bolívia (Pando), Peru (Loreto) e Colômbia (Caquetá).

FOTO: Divulgação /Idam

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui