Amazonas Notícias

Governo deixa Parintins pronta para receber 230 mil visitantes com estrutura médica especial

O Governo do Amazonas preparou uma estrutura especial para o Festival de Parintins 2024, estimando que 230 mil pessoas desembarquem no município para acompanhar o festival dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, que ocorre nos dias 28, 29 e 30 de junho. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) anunciou os locais de atendimento onde estarão as equipes médicas e ambulâncias do órgão e da Prefeitura.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, duas Unidades Básicas de Saúde nas proximidades do Bumbódromo, Waldir Viana e Irmão Francesco Galianni, realizarão atendimentos médicos e odontológicos de urgência, estabilização de pacientes críticos, curativos e suturas, aferição de pressão, glicemia, inalação, medicamentos, vacinas e outros serviços.

“Na festa dos visitantes e nas três noites de festival, dois ambulatórios serão montados pela SES-AM dentro do Bumbódromo para atender urgências e emergências. Serão 10 leitos clínicos, quatro de suporte avançado, duas ambulâncias e uma equipe multiprofissional disponível para prestar atendimento no local”, destacou Maksoud.

Para atendimentos de alta complexidade, o Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen, no bairro Santa Clara, e o Hospital Padre Colombo, em São José Operário, serão as unidades de referência. “O Jofre Cohen atenderá aos casos clínicos e de trauma, enquanto o Padre Colombo receberá pacientes para especialidades de clínica geral e obstetrícia. Ambas unidades estarão equipadas e receberão reforços de médicos, enfermeiros e técnicos da SES-AM”, observou a secretária.

O Hospital Jofre Cohen realizará exames de imagem, mamografia, Raio-X, eletrocardiograma e ultrassonografia. Este ano, a SES-AM também irá realizar ecocardiogramas no Hospital Padre Colombo, se necessário.

A secretária executiva adjunta de Regionalização, Rita Almeida, explicou que os ambulatórios terão cinco leitos cada um, sendo dois de suporte avançado, equipados com ventilador, monitor, desfibrilador, bomba de infusão e materiais completos de UTI. “Caso haja uma emergência de alta complexidade, teremos também o Complexo Regulador na ilha para viabilizar a transferência aérea do paciente para Manaus”, reforçou Rita Almeida.

Relacioandos