Take a fresh look at your lifestyle.

Governo divulga balanço do atendimento à População em Situação de Rua durante pandemia

-publicidade-

O Governo do Estado informa que, desde o momento em que foi decretado o estado de calamidade pública no Amazonas devido à pandemia do novo coronavírus, a equipe social do Governo do Amazonas, formada pelas secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc) e pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), tem atuado intensamente no cuidado da população em situação de rua.

Desde que entrou em funcionamento, no último dia 26, a base emergencial para atendimento à População em Situação de Rua (PSR) tem prestado dois tipos de atendimento: a oferta de alimentação com disponibilização de três refeições (café, almoço e jantar) e higienização (banhos com trocas de roupas) para a população de rua que está abrigada em uma estrutura composta por uma tenda e um banheiro químico, localizados na parte externa da Arena Amadeu Teixeira. O outro atendimento disponibiliza os mesmos serviços, mas oferece acolhimento dentro da Arena para as pessoas que estão no grupo de risco: idosos, gestantes, pessoas com doenças respiratórias e LGBT.

Até o domingo (05/04), 65 pessoas estavam abrigadas. A equipe social conta com o apoio de entidades socioassistenciais e de outros órgãos de Estado para atender as necessidades desse público.

Desde que foi implantado, no dia 26 de março, até o último domingo (05/04), a base de apoio emergencial já propiciou a distribuição de 1.769 cafés da manhã, 4.306 almoços e 3.720 jantares.

Como forma de descentralizar os atendimentos à População em Situação de Rua, uma base de atendimento no Centro de Convivência do Idoso (Ceci) de Aparecida também está ofertando serviços de orientação sobre as formas de prevenção ao novo coronavírus e almoço. Uma outra base para atendimento de venezuelanos que vivem em situação de rua foi criada e está funcionando no Centro Estadual de Convivência da Família Maria de Miranda Leão. São idosos, mulheres e crianças que estão sendo acolhidos com os mesmos serviços das demais bases de apoio do Governo do Estado.

O Governo do Amazonas também atua na coleta de alimentos e itens de higiene pessoal no nosso ponto localizado na Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, da Sejusc (SEPcD/Sejusc), localizada na rua Salvador, 456, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul, antiga Seped.

-publicidade-