25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Governo diz que ações inibem a proliferação de focos de incêndio no Amazonas em outubro, com queda de 56% em relação ao mesmo período do mês passado

As ações de prevenção e de combate às queimadas no Amazonas, realizadas pelo Governo do Estado, por meio do Centro Integrado de Multiagências para o Combate às Queimadas no Amazonas (Cimaam), tem apresentado resultados positivos. Comparando os primeiros 23 dias de setembro, com o mesmo período de outubro, houve uma diminuição de 56% dos focos de incêndio em todo o Estado, de acordo com o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). Novas medidas de reaparelhamento estão sendo adotadas pela Defesa Civil do Amazonas para o reforço das ações.

Por meio de um destaque orçamentário na ordem de R$ 290 mil, concedido pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a Defesa Civil do Estado está adquirindo 1.112 itens de materiais de combate a incêndio florestal, que vão atender os 12 municípios que estão em Situação de Emergência por conta das queimadas (Manaus, Autazes, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Caapiranga).

“A aquisição desses equipamentos irá aumentar o poder de resposta, a capacidade operacional do Corpo de Bombeiros e minimizar os impactos ambientais decorrentes dos incêndios florestais, principalmente na Região Metropolitana de Manaus”, enfatizou o secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Fernando Pires Junior.

Entre os materiais que estão sendo adquiridos estão os abafadores, mochilas anti-incêndio com depósitos de água e equipamentos de proteção individual.

Queda dos focos- O município de Caapiranga registrou 113 focos de incêndio no mês de setembro. Nos 23 dias do mês de outubro, esse número já apresenta queda para 36. Já Itacoatiara e Rio Preto da Eva, também diminuíram em mais de 50% os focos de incêndio comparado ao mesmo período de setembro.

O Governo do Estado lançou um plano estratégico de prevenção e controle das queimadas, que envolve a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Batalhão Ambiental, com apoio das prefeituras dos municípios de secretarias estaduais.

Trabalho integrado – Entre as ações está o monitoramento da situação climática e dos focos de calor no Estado, a partir do Centro Integrado de Multiagências para o Combate às Queimadas no Amazonas (Cimaam), na Sema. É a partir do Centro que são identificados os focos de calor por imagem de satélite, o que tem contribuído para as ações pontuais de fiscalização, controle e combate das queimadas.

O trabalho de conscientização é outra arma dos órgãos com a distribuição de material impresso sobre os efeitos das queimadas e a realização de palestras, utilizando principalmente o Centro de Mídias da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para ampliar o alcance das ações aos municípios do interior. A Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) também intensifica as ações de conscientização com spots de rádio contendo informações sobre os impactos das queimadas e os canais de denúncia.

Formação de Brigadistas – Outra ação importante é a participação de brigadistas treinados pelo Corpo de Bombeiros no combate a incêndios florestais. Pelo menos 570 já estão atuando em municípios como Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Parintins, Itacoatiara, entre outros. A última turma formada foi no Rio Preto da Eva, com 52 brigadistas. Uma outra turma de 30 brigadistas está em treinamento na comunidade de Novo Remanso, no município de Itacoatiara.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui