O Governo do Amazonas abre nesta quinta-feira, 26 de fevereiro, das 8h às 12h, as inscrições para o Grupo de Convivência “Estimuloteca”, serviço que será oferecido pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), a partir de mês de março, no Centro de Convivência do Idoso (Ceci – esquina das ruas Wilkens de Matos e Alexandre Amorim, s/nº, Aparecida, zona sul).
O projeto será desenvolvido pelo Setor Psicossocial do Centro, a partir do dia 25 de março, e terá atendimento de duas horas, todas as quartas-feiras, nos períodos da manhã e à tarde. No ato da inscrição, o interessado deve apresentar cópias da RG, CPF, comprovante de residência, comprovação clínica do déficit e uma foto 3×4.

O “Estimuloteca” consiste em um espaço que vai trabalhar as dificuldades cognitivas de adultos, com déficit de memória (inclusive Alzheimer), atenção, concentração, linguagem, planejamento, lentidão no raciocínio e no processamento de informações.

A secretária da Seas, Regina Fernandes, informou que o público alvo são adultos a partir dos 30 anos de idade que têm algum grau de comprometimento cognitivo, intelectual ou comportamental. “O objetivo do projeto é promover a reconstrução de atividades da vida diária do adulto por meio da estruturação da rotina, inserindo novas atividades, ensinando o paciente a usar estratégias compensatórias ou ajudando-o a realizar antigas atividades de novas formas”, disse.

Equipe multidisciplinar – O “Estimuloteca” é composto por uma equipe multidisciplinar com profissionais do Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Medicina.

No projeto serão trabalhadas as atividades de planejamento semanal individual, laborativas e pedagógicas, jogos para estímulo cognitivo, Pilates, musicoterapia e exercícios lúdicos, como pinturas e artesanatos simples, atividades coreográficas, cinema e palestras dinâmicas.

CONTATO PARA ENTREVISTA: Informações adicionais com a diretora do Centro de Convivência do Idoso, Renata Eliziário (99951-3882 e 3878-6200).