O Governo do Amazonas, através do Comitê de Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, divulgou nesta sexta-feira, 10 de novembro, um boletim com informações atualizadas sobre a severa estiagem que assola o estado. De acordo com o informativo, todos os 62 municípios do Amazonas estão em situação de emergência, afetando cerca de 598 mil pessoas ou aproximadamente 150 mil famílias.
A contagem do número de pessoas e famílias impactadas pela estiagem é um processo dinâmico, que depende das informações fornecidas pelos municípios ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil (S2iD). É importante salientar que estes números são revisados e atualizados diariamente, podendo variar conforme os ajustes realizados pelas autoridades locais.
O Comitê responsável pelo monitoramento e resposta à crise foi instituído em 29 de setembro pelo governador Wilson Lima, que também anunciou medidas adicionais como parte da operação Estiagem 2023, visando intensificar as ações do governo no enfrentamento a esta situação crítica.
Este boletim ressalta a gravidade da estiagem no Amazonas e a necessidade de medidas contínuas para mitigar seus impactos nas comunidades afetadas.