27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Governo do Amazonas avança na construção do Anel Leste

Complexo interligará o Distrito Industrial ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às Rodovias AM-010 e BR-174

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), está avançando na execução da obra de construção do Anel Viário Leste, na capital. Com 18,3 quilômetros de extensão, o complexo viário Anel Leste interligará o Distrito Industrial ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às Rodovias AM-010 e BR-174.

O investimento é no valor de R$ 201.448.294,79 milhões, dos quais, R$ 39 milhões serão destinados às desapropriações da obra. O contrato foi assinado em 2013, ficou engavetado por cerca de cinco anos, e a obra iniciada em 2019, na gestão do governador Wilson Lima.

O Anel Leste inicia no trevo da Avenida dos Oitis e terminará na Avenida Margarita, no trecho compreendido da Reserva Florestal Adolfo Ducke. O projeto prevê 18,3 Km, duas pistas, contemplando 10,80 metros de largura, com três faixas de 3,60 metros em cada uma. Os passeios laterais terão três metros de largura e canteiros com 5 metros. Ao longo do trecho, serão implantadas 22 baias para paradas dos ônibus, oito galerias, três pontes, passagens de faunas e na lateral da reserva será instalada uma ciclovia.

Nesta fase, estão sendo realizados os serviços de limpeza e terraplenagem nos trechos compreendidos próximos à Avenida Margarita, em direção ao Distrito Industrial II, seguindo trajeto paralelo à Reserva Adolpho Ducke. A obra apresenta um percentual de 7% e a previsão de conclusão para dezembro de 2022.

Viaduto do Anel Leste – O viaduto corresponde a um trevo completo com passagem em nível, compreendidas em quatro alças internas e quatro externas permitindo a circulação de veículos em todos os sentidos das vias. As pontes com dimensões de 12,50 metros de largura por 60 metros de extensão, estando localizada na Avenida dos Oitis, sobre o Eixo Norte-Sul.

A obra de construção da segunda ponte no viaduto do Anel Leste, na Bola da Samsung, no Distrito Industrial II, está concluída e os serviços estão sendo concentrados na construção e duplicação das pétalas laterais. Serão quatro alças internas e quatro externas, o que permitirá a circulação de veículos em todos os sentidos.

Mobilidade Integrada – Com 27 quilômetros de extensão, os Anéis Viários Sul e Leste irão interligar as zonas norte, leste e centro-sul de Manaus, reduzindo o tempo e o custo de transporte de insumos e de produtos industrializados em direção ao Aeroporto Eduardo Gomes ou ao Distrito Industrial.

FOTO: Divulgação/Seinfra

spot_img