Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Governo do Amazonas avança na organização produtiva e social dos produtores rurais

Desde o início deste ano, o Idam acompanha a regularização de 31 associações e 12 cooperativas

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), está acompanhando a regularização de 31 associações e 12 cooperativas, em nove municípios do estado, com ações de assistência técnica, social e administrativa. O objetivo é fortalecer a produção coletiva e intensificar a participação dessas organizações em políticas de comercialização da produção agropecuária.

As associações e cooperativas são dos municípios de Manaus, Atalaia do Norte, Autazes, Maués, Maraã, Manacapuru, Itacoatiara, São Gabriel da Cachoeira e Presidente Figueiredo. Do total de associações, 16 são do município de Maués, atendendo demanda do poder executivo municipal, que em parceria com o Idam pretende fortalecer o setor na região. O acompanhamento é realizado pelas unidades locais do Idam.

Segundo a gerente de Apoio à Organização de Produtores (Georp) do Idam, Joyce Magalhães, a equipe técnica do Instituto vem realizando um diagnóstico de maneira sistêmica visando os aspectos organizativos, para identificar quais as dificuldades encontradas e de forma participativa traçar direcionamentos, que possam reestruturar o funcionamento dessas organizações.

“Esse trabalho é de grande importância, pois objetiva orientar as cooperativas e associações das comunidades rurais e demais organizações dos agricultores familiares do Amazonas, garantindo a participação e resguardando suas tradições socioculturais”, pontuou Joyce.

Entre os produtos cultivados pelas associações e cooperativas estão as hortaliças em geral, fruticultura e atividades voltadas à criação de aves de postura e manejo do pirarucu.

Capacitações – Em março deste ano, a Georp realizou a primeira capacitação on-line, para que servidores do Idam e demais participantes pudessem conhecer e se tornar multiplicadores do associativismo e cooperativismo no Amazonas. Na terça-feira (11/04), o Idam em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), inicia uma série de capacitações voltadas ao segmento.

O objetivo é contribuir para utilização adequada de inovações tecnológicas ou desenvolvimento de tecnologias sociais, respeitando a realidade de cada organização, com o intuito de impulsionar a produção e comercialização no Amazonas.

FOTO: Divulgação/Idam e Arthur Castro/Secom

-publicidade-