24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Governo do Amazonas beneficia setor social e primário de Manicoré em R$ 1 milhão

Entrega de equipamentos agrícolas e outros itens a associações e cooperativas do município, por meio do FPS, irá beneficiar 3,7 mil pessoas

O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), realiza nesta quinta-feira (17/09), às 10h, a entrega oficial de equipamentos e implementos agrícolas, materiais de consumo e bens duráveis no valor de R$ 1 milhão, para sete Organizações da Sociedade civil (OSCs) do município de Manicoré (a 332 quilômetros da capital). A solenidade de entrega acontece no Centro Juvenil Salesiano – Isma, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 938, Centro de Manaus.

As OSCs contempladas são a Associação Pestalozzi de Manicoré, Comunidade Salesiana de Manicoré – Isma, Associação dos Moradores Agroextrativistas da Comunidade de Terra Preta e São José do Lago do Atininga (AMASJOTP), Cooperativa dos Aquicultores Sustentáveis de Manicoré (Coopasman), Cooperativa dos Produtores Agropecuários e Extrativistas dos Recursos Naturais do Município de Manicoré (Coopema), Associação dos Moradores e Agricultores da Comunidade de Urucury, e Associação de Produtores Familiares Agroextrativista da Comunidade do Estirão (Aproface).

Equipamentos – As associações e cooperativas receberam equipamentos, implementos, materiais de consumo e bens duráveis. Entre eles estão trator agrícola, caminhão, grade aradora, tanques para produção de pescado e toda a aparelhagem para a implantação de viveiros escavados para a piscicultura. Além de bens e materiais permanentes para o setor social, incluindo um veículo tipo picape, móveis de escritório, eletroeletrônicos e condicionadores de ar.

Benefícios – Mais de 3,7 mil pessoas serão beneficiadas com a aquisição dos equipamentos, por meio do incentivo do FPS, na medida em que as cooperativas e associações alcançarão um número mais elevado de produção e de atendimentos. Os equipamentos, bens e materiais de consumo irão ajudar a modernizar a atividade dos cooperados e associados, melhorando a prestação serviços e as práticas de cultivo e manejo.

Parceria – Na ocasião, será feita a entrega de 16 cadeiras posturais e condicionadores de ar pelo FPS, além de 500 cestas básicas, provenientes de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e o Fundo. A ação articulada tem como objetivo garantir a segurança alimentar e prevenir a disseminação da Covid-19, especialmente junto à população mais vulnerável.

Fomento – Duas Organizações da Sociedade Civil (OSC) farão a assinatura do Termo de Fomento do edital do setor social n° 001/2019. A Associação Bruno Eduardo Costa e a Diocese de Humaitá – Paróquia Nossa Senhora das Dores desenvolvem atividades na inclusão social e produtivas e, com a parceria, irão receber recursos para fomentar seus projetos.

FPS – O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), seleciona, custeia e monitora projetos geradores de trabalho, renda e autossustentação que garantam a inclusão social de dependentes de substâncias psicoativas, pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes e o setor primário.

spot_img