Governo do Amazonas capacita produtores rurais de Coari e Presidente Figueiredo

Dando continuidade aos cursos profissionalizantes para produtores rurais do Amazonas, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio do Capacita Agro, realizou nos municípios de Coari e Presidente Figueiredo ((distantes 363 e 117 quilômetros de Manaus, respectivamente), a capacitação de mais de 30 agricultores familiares.

O curso de Beneficiamento de Pescado, que iniciou na segunda-feira (05/07) e encerrou nesta sexta-feira (09/07), com carga horária de 40h, teve a participação de mais de 10 produtores rurais do município de Coari. Já em Presidente Figueiredo, foram capacitados mais de 20 produtores, com o curso de Qualidade de Água, com carga horária de 20h, entre os dias 6 a 8 de julho.

A realização dos cursos, fazem parte da agenda do Programa de Formação Inicial e Continuada (FIC-Rural), do Capacita Agro, que está inserido no pacote de ações do Plano Safra 2021/2022 e do Programa Agro Amazonas.

Os cursos ocorrem em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário, Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), sob coordenação do Departamento Pedagógico (Depe), ministrados por técnicos da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa) e Secretaria Executiva de Política Agrícola, Pecuária e Florestal (Seapaf), vinculados a Sepror.

Conteúdo – De acordo com a instrutora do curso de Qualidade de Água, a engenheira de Pesca da (Sepa/Sepror), Hellen Parédio, o curso engloba temas como: preparo de viveiros, monitoramento e controle da qualidade de água, biometria, ajuste do arraçoamento e despesca, que visam aumentar a produção do pescado, de forma mais rápida e com qualidade.

“O objetivo é profissionalizar a atividade da piscicultura, e tudo que foi ministrado influencia no desempenho da produção. O piscicultor se atentando para esses parâmetros irá manter seu negócio saudável e lucrativo”, ressalta a Engenheira.

Até final de julho, serão capacitados mais de 330 produtores rurais dos municípios de Apuí, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Careiro, Lábrea e Itacoatiara, Coari, Presidente Figueiredo e Manaus, por meio do FIC-Rural.

Todos os cursos que estão sendo realizados, seguem todos os protocolos de segurança, como o uso do álcool gel e máscara, para evitar a propagação do Covid-19.

FOTO: Divulgação/Sepror