24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Governo do Amazonas e Caixa capacitam gestores municipais no Novo Sistema de Benefícios ao Cidadão

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), é um dos parceiros da Caixa Econômica Federal e estão atuando juntos na mobilização em torno da capacitação dos gestores municipais do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, que trabalham com o novo sistema que possibilitará obter mais informações dos beneficiários de programas sociais de âmbito nacional, como o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial.

Em reunião com a secretária Alessandra Campêlo na tarde desta quinta-feira (22/04), o gerente de Governo da Caixa, Hamilton Bandeira, explicou que a evolução do sistema demanda o treinamento de toda a rede de servidores que atuam na ponta junto aos cidadãos, seja nas secretarias municipais de Assistência Social, nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e nas Centrais de Cadastro Único. No Amazonas, a capacitação acontece de 17 a 21 de maio, em duas turmas (manhã e tarde).

“A Seas é parceira do Governo Federal, do Ministério da Cidadania e da Caixa na mobilização e nesse trabalho como um todo. Fizemos os ajustes necessários para que o evento aconteça com sucesso e venha facilitar o acesso dos municípios e dos nossos munícipes, tanto da capital quanto do interior, aos benefícios do governo federal”, disse Hamilton.

União – A titular da Seas destacou que o fortalecimento da assistência social envolve todos os entes federados. Para Alessandra Campêlo, o Governo Federal, via Ministério da Cidadania e Caixa, o Governo do Amazonas, por meio da Seas e da Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, e as prefeituras, estão unidas em torno da qualificação dos servidores.

“É importante ressaltar que o sucesso do Programa Bolsa Família é algo que depende do Governo Federal, do Governo do Estado e das prefeituras estarem unidos numa só direção. É fundamental que sempre a gente fale a mesma linguagem”, concluiu Alessandra.

Operação – O Novo Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC V2) deve começar a operar no dia 1º de junho. A capacitação será ministrada pela Universidade Caixa e terá suporte da Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família e Cadastro Único. Está marcada para acontecer de 17 a 21 de maio, via plataforma Microsoft Teams (toda em formato on-line).

FOTO: Miguel Almeida/Seas

spot_img