Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Governo do Amazonas e CPRM juntos para implementar o Programa Garantia Safra

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) fechou, após reunião nesta quarta-feira (28/04), parceria com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) para buscar, em Brasília, a viabilização do Plano Garantia Safra, que visa beneficiar os produtores que são vítimas das enchentes no estado.

Para Heitor Liberato, coordenador do programa no Amazonas, este apoio da CPRM vai ser de grande importância, pois este é o órgão gabaritado para mostrar como as enchentes afetam o produtor; e a necessidade do Garantia Safra para diminuir os impactos causados durante o período chuvoso.

“Eles vão nos ajudar nessa questão da aferição das perdas. A CPRM faz o levantamento das cotas das águas da bacia amazônica e por isso podem dizer, com propriedade, quando é que a cheia está destruindo as plantações nas várzeas do estado”, comentou Heitor.

De início, a primeira área atendida será a Calha do Juruá, conforme os municípios que forem aderindo ao programa.

Para o superintendente da CPRM, Marcelo Mota, a companhia buscará dar todo apoio necessário para que seja feito algo de forma responsável.

“Estamos à disposição para ajudar no que for possível. Vamos procurar fazer que tudo seja conduzido da maneira mais correta e transparente para o programa funcionar bem, ajudando aos produtores que passam pela dificuldade nas enchentes”, afirmou Marcelo.

Outro participante da reunião foi o pesquisador do Serviço Geológico do Brasil, Marco Oliveira, que citou o empenho do Governo do Estado em apresentar maneiras de levar o programa adiante.

“Esse processo vem de longo prazo, pois desde 2012 vem sendo estudado. Eu vejo o empenho do governador, do secretário de Produção Rural e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que se mostraram bastante favoráveis. Acredito que a nota técnica possa passar e o programa ser implementado”, disse Marco.

Após levantamento dos dados, em meados de junho, será marcada uma data para apresentar a demanda ao Mapa, em Brasília.

Garantia Safra – É uma ação do Governo Federal, executada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e vinculada ao Mapa. O principal objetivo do programa é garantir a segurança alimentar dos agricultores familiares, em casos de perda de safra em regiões específicas.

FOTO: Calvin Paixão / Sepror

-publicidade-