27.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Governo do Amazonas e Defensoria promovem audiência pública para discutir segurança em transporte por aplicativos

O Governo do Amazonas e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vão realizar no próximo dia 10 de janeiro, a partir das 9h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, uma audiência pública com motoristas de aplicativo de mobilidade urbana e representantes das empresas, a fim de buscar soluções para aumentar a segurança tanto dos condutores quanto dos passageiros desse serviço.

A audiência foi definida após registros frequentes de ocorrências policiais vitimando tanto motoristas quanto passageiros. Em Manaus, existem cerca de 30 mil motoristas trabalhando com sistemas de aplicativos de mobilidade urbana.

Uma reunião preparatória foi realizada em dezembro do ano passado, e a proposta da audiência, de acordo com o defensor público Thiago Nobre Rosas, titular da Defensoria Especializada em Atendimento de Interesses Coletivos (DPEAIC), é verificar soluções que atendam aos interesses tanto dos motoristas quanto dos passageiros na questão de segurança.

Entre as propostas já previamente discutidas está a realização do cadastramento de motoristas e a instalação de instrumentos que facilitem o acionamento da polícia em situações de risco, como rastreamento, geoposicionamento em tempo real, chat com gravador de voz e acionamento remoto de câmera de celular.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), desde março deste ano o órgão busca, sem sucesso, contato com representantes das empresas para que sejam definidos compromissos com a segurança dos usuários e trabalhadores. A falta de respostas das empresas é alvo de reclamação inclusive dos próprios motoristas, e a expectativa é da participação delas na audiência.

A SSP-AM mantém um projeto-piloto de monitoramento com cerca de mil motoristas de transporte por aplicativo, e a expectativa é que seja ampliado durante este ano de 2020. O projeto utiliza um aplicativo gratuito, conhecido como Drive Social, que é conectado diretamente ao sistema de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

FOTO: Divulgação/DPE-AM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui