27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Governo do Amazonas e órgãos parceiros lançam campanha ‘Sauim-de-Coleira, Uma Espécie que Pede Socorro’

Sauim-de-Coleira
Governo do Amazonas e órgãos parceiros lançam campanha ‘Sauim-de-Coleira, Uma Espécie que Pede Socorro’

O Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus e instituições federais, além da sociedade civil, representada por organizações não governamentais (ONGs), lançam na próxima terça-feira, 3 de março, às 13h30, no Teatro Direcional, no Manauara Shopping (avenida Mário Ypiranga, nº 1.300, zona centro-sul), a campanha “Sauim-de-Coleira, Uma Espécie que Pede Socorro”.
A mobilização terá sequência nos dias 4 (quarta-feira) e 5 (quinta-feira) com diversas atividades, incluindo exposição fotográfica, palestras, mesa redonda e distribuição de material informativo.

O lançamento da campanha é o pontapé inicial de uma extensa programação prevista para todo o ano de 2015, considerado “O Ano do Sauim”, proposta sugerida pela Secretaria de Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (SDS) para dar ênfase ao conjunto de ações protetivas da espécie e cuja execução conta com a participação de várias instituições de pesquisa e órgãos públicos, que se integraram no Plano de Ação Nacional de Conservação do Sauim-de-Coleira (PAN).

Mascote de Manaus – Instituído oficialmente em 2005 como a mascote da cidade de Manaus, o Sauim-de-Coleira, dentre as espécies da fauna amazonense, é a mais ameaçada de extinção e compõe o “Livro Vermelho da Fauna Brasileira”, do Governo Federal, superando em vulnerabilidade animais como a onça pintada e o peixe-boi.

A principal causa que ameaça o Sauim é o desmatamento e o crescimento desordenado da cidade, fazendo com que o seu habitat natural seja destruído, confinando a espécie em áreas cada vez mais restritas. A espécie é encontrada em Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

Parceiros – A mobilização pela proteção do Sauim tem a participação do Governo do Estado, por meio da SDS, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), do Governo Federal, através da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ICMbio, Ibama, Cepam, além de entidades como o Projeto Sauim-de-Coleira, CPB e SZB, além da Prefeitura de Manaus.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui