25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Governo do Amazonas entrega cadeiras de rodas, unidades do Passe Legal e da carteira PcD, em Presidente Figueiredo

Secretárias da Sejusc e integrantes da prefeitura do município realizaram a entrega dos documentos

Em parceria com a prefeitura de Presidente Figueiredo, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou nesta quarta-feira (28/04), a entrega de cadeiras de rodas, de carteiras do Passe Legal e de Identificação da Pessoa com Deficiência (PcD), no município distante 117 quilômetros de Manaus.

A entrega reforça as políticas sociais e de inclusão da gestão do governador Wilson Lima. Na ação, intitulada “Abril Azul – Somos Todos Iguais”, mês de conscientização sobre o autismo, foram disponibilizadas duas cadeiras de rodas universais, quatro documentos do Passe Legal e dez Carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência. O evento ocorreu na quadra poliesportiva da Praça da Juventude, no bairro Galo da Serra 1.

Segundo a titular da Sejusc, secretária Mirtes Salles, foi uma determinação do governador Wilson Lima que os programas de inclusão chegassem até o interior do Estado. “O que o Governo do Estado faz aqui hoje é reconhecer que precisamos intensificar a inclusão social. Nós agradecemos imensamente a parceria com a prefeita Patricia Lopes. Nós vemos hoje que as pessoas com deficiência estão sendo atendidas, estão sendo reconhecidas em todas as suas necessidades”, disse.

A secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Lêda Maia, reforçou que o Governo do Estado está trabalhando para levar políticas sociais voltadas ao público PcD para todo os municípios do Amazonas. “Mas isso só é possível graças a parcerias que fazemos com as prefeituras e com a assistência social de cada município. Porque assim, conseguimos ter um maior controle das pessoas [PcDs], dos cadastros, e conseguimos fazer a visita para ver o que aquela pessoa com deficiência está precisando”, acrescentou.

A prefeita Patricia Lopes destacou que estuda novas parcerias com a Sejusc para a implementação de ações voltadas à população PcD do município. Ainda de acordo com a prefeita, a determinação do Governo do Amazonas, em relação às pautas PcDs, vem ao encontro com o proposto em sua gestão.

Ajuda – Fernando José Miranda Acioli, pai de Luiz Henrique, de 8 anos, que tem Síndrome de Down, comemorou o recebimento da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência. “É a primeira vez que temos acesso a esses documentos. É importante saber que o Governo está próximo da gente, de nossas causas, e o direito das nossas crianças estão garantidos”, afirmou.

Carteirinhas – O Passe Legal facilita a identificação de PcDs e garante o benefício de duas vagas gratuitas no veículo e/ou à meia-passagem (caso as vagas destinadas às PcDs já estejam ocupadas) no transporte rodoviário intermunicipal; e a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência dá acesso prioritário a diversos serviços públicos e privados.

FOTO: Raine Luiz / Sejusc

spot_img