24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Governo do Amazonas entrega equipamentos para intensificar ações contra queimadas

Um total de 6.226 materiais de combate e prevenção às queimadas foi entregue a 14 municípios, nesta quinta-feira, 14, pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Eles irão equipar as brigadas de incêndios florestais formadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, em cada município, e intensificar as ações contra focos de calor no Estado.

Deste total, 2.725 são equipamentos de combate ao fogo que incluem bombas costais, abafadores, facões e motobombas, e 3.501 são materiais impressos da campanha “Diga não ao fogo. Você também é responsável”, tais como cartazes e folders para fortalecer o trabalho de prevenção realizado desde janeiro deste ano.

O evento foi realizado no Parque Estadual Sumaúma, na zona norte, em uma solenidade coordenada pela Sema e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. Os equipamentos foram entregues aos 13 municípios que compõem a Região Metropolitana de Manaus (RMM), além de Caapiranga, mas a meta é que a iniciativa alcance todo o Estado.

“Esses equipamentos ajudarão os municípios no combate ao fogo, mas queremos que a população entenda que não cabe mais, nos dias de hoje, aceitar a prática das queimadas para eliminar resíduos ou preparar o solo para agricultura. Essas práticas antigas precisam acabar, principalmente, com a previsão severa de El Niño para este ano. O esforço do Estado e dos municípios só faz sentido se a população tiver o mesmo entendimento”, destacou o titular da Sema, Antonio Stroski.

Plano – A entrega dos materiais faz parte das etapas de execução do “Plano de prevenção, controle e combate às queimadas”, lançado no início de junho deste ano, pelo Governo do Estado. O plano destaca 23 municípios onde serão concentradas ações prioritárias, incluindo os da RMM. Eles compõem o grupo de municípios com os maiores registros de focos de calor em 2015, quando o Amazonas teve 15.170 ocorrências, sendo 9.995, no período de setembro a dezembro.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA), vinculado ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cemaam), por meio de convênio com o Corpo de Bombeiros. Representantes dos municípios também receberam camisas e um pen driver contendo os materiais da campanha contra queimadas para reprodução, além de arquivos de áudio e vídeo para serem difundidos nos municípios. Cada município recebeu kits para equipar duas brigadas de incêndio.

Novos brigadistas – Além dos materiais, está prevista a formação de novos brigadistas que atuarão na linha de frente de combate aos focos de calor, em todos os municípios. “No ano passado formamos 1,6 mil brigadistas que estão preparados para eliminar o fogo tão logo seja detectado. Este ano formaremos 2 mil. Todos são voluntários e contribuem muito no combate ao fogo. Quando a prevenção não é suficiente temos que estar preparados para combater as queimadas e os equipamentos que foram entregues são fundamentais para esse trabalho”, ressaltou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Fernando Sérgio Luz..

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui