27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Governo do Amazonas entrega Kit da Casa de Farinha

Com o apoio técnico da Fundação Estadual do Índio (FEI), a Associação dos Agricultores Indígenas da Aldeia Miratú (Apiam), localizada no município de Uarini (distante 565 quilômetros de Manaus), irá receber, nesta sexta-feira (11/12), na Arena da Amazônia, um Kit de Casa de Farinha. A entrega é proveniente do contrato de repasse do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para apoiar os produtores de farinha de mandioca naquela localidade.

Através do Edital de Chamamento Público n° 001/2020 da Secretaria de Produção Rural (Sepror), as Organizações da Sociedade Civil puderam apresentar projetos a fim de adquirir equipamentos para apoiar na produção tradicional de farinha.

Para o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, a entrega desse Kit vai trazer melhorias para a vida de toda uma comunidade. Com isso, a cadeia produtiva de farinha de mandioca cresce, aumentando assim as vendas.

“Estamos aqui para cumprir uma missão que o governador Wilson Lima nos confiou, que é formular, coordenar e executar as políticas públicas de etnodesenvolvimento sustentável e a preservação dos valores étnicos, culturais e históricos no estado do Amazonas”, destacou.

Segundo a Sepror, apesar da pandemia de Covid-19, que atingiu a população como um todo, as ações não foram paralisadas. Foram entregues no início do ano 35 kits e, nesta sexta-feira (11/12), serão entregues mais 50 kits para 19 municípios e 28 associações, totalizando 86 kits entregues em 2020, um investimento de R$ 374.807.

Os kits são compostos de motor 05 CV, balança mecânica, cevador, prensa manual, bomba d’água, tacho de 58 polegadas e tacho de 75 polegadas.

Para o agricultor Valder Miranhã, presente na sede da fundação, o momento é de agradecimento. “Quero dizer em nome da minha comunidade dizer que estamos muito felizes e gratos, e na oportunidade agradecer o nosso governador e ao diretor-presidente da FEI, o parente Edivaldo Munduruku que tornou esse sonho uma realidade através do apoio técnico. E dizer que esse kit vai servir para mim e para meus vizinhos continuarmos produzindo a melhor farinha do Amazonas, a farinha do Uarini”, finalizou.

A farinha do Uarini, produzida no município e também conhecida como farinha de bolinha, por lembrar as ovas dos peixes da região amazônica, tem como base a mandioca, que é colhida e colocada no fermento até amolecer.

FOTO: Denison Alves/FEI

spot_img