Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Governo do Amazonas entrega mais de R$ 85 mil em fomento à instituição do setor social em Manaus

Incentivo entregue em forma de materiais permanentes viabilizará a inclusão digital de aproximadamente 200 adolescentes e jovens

O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), realizou a entrega de materiais permanentes para o Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE). O fomento, no valor de R$ 85.230,00, é oriundo de edital do FPS para o setor social e abrange equipamentos e mobiliário para o laboratório de informática da instituição, como computadores, impressora, datashow, cabine de informática e cadeiras de escritório. A entrega aconteceu nesta terça-feira (18/05), com a presença da primeira-dama do Estado, Taiana Lima, na sede do MCVE, no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus.

“Antes os nossos equipamentos eram antigos, com quase vinte anos de uso, agora com esses que foram entregues pelo o Governo do Estado, iremos oferecer com qualidade a inclusão digital aos nossos alunos; e com novos computadores, os professores desenvolverão melhor o seu trabalho”, destacou o coordenador do MCVE Janiel Oliveira. “Com certeza, irá ajudar muito os adolescentes, jovens, e adultos a realizarem curso de informática básico e avançado, e colocar em seus currículos mais uma experiência para concorrer a uma vaga de emprego”, acrescentou.

O coordenador do MCVE explicou o formato dos cursos e ressaltou a importância do incentivo do governo. “Serão formadas quatro turmas, duas pela manhã e duas pela tarde. Com tudo isso, aproveito para deixar os meus agradecimentos ao governador Wilson Lima, que mantém o olhar para as entidades que trabalham diretamente pelas comunidades”, enfatizou.

Paulo Gomes de 50 anos, morador da comunidade Rio Piorini, está em busca de oportunidade profissional e irá realizar o curso de informática básica. “Agradeço ao Governo do Estado pela iniciativa em oferecer estes recursos para nós, que somos de comunidades carentes, pois com o curso de informática que iremos realizar, com toda a certeza, irá somar bastante em nossas vidas, nos dará oportunidades, e conhecimentos profissionais”, ressaltou.

Com o recebimento do fomento, além de melhorar a estrutura de dois centros de inclusão, e aumentando a capacidade de cursos de informática básica, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a entidade poderá certificar cerca de 200 adolescentes e promover a democratização do acesso às tecnologias da informação, possibilitando a competição de pessoas no mercado de trabalho.

“O FPS já tem por um bom tempo parceria com o MCVE, e por isso, conhecemos o trabalho importante que por aqui é desenvolvido com as famílias da comunidade por meio de seus profissionais. Agora, com este laboratório novo, sabemos que os trabalhos e as oportunidades irão fortalecer ainda mais para todos, e a intenção do Governo do Estado é permanecer com esta parceria e trazer mais recursos para a população”, falou a secretária-executiva do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza Kathelen Santos.

Entidade – O MCVE atende hoje aproximadamente 220 crianças e adolescentes, ofertando serviços de caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.

As principais linhas de ações do MCVE são: meio ambiente, educação, economia solidária, esporte, combate à violência doméstica, pessoas em situação de rua, sensibilização política e religiosa, arte e cultura, lazer, captação de recursos e mobilização de parceiros.

O MCVE está localizado na zona norte da Cidade de Manaus, desenvolvendo suas atividades no entorno de bairros e comunidades como Colônia Terra Nova, Rio Piorini, Jardim São Luiz, Celebridade, Santa Marta, Jesus me Deu, América do Sul, Bairro da Paz e Novo Israel, onde se concentra uma grande parte da população.

FPS – O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza atua fomentando projetos autossustentáveis, de geração de emprego, renda e inclusão social, que garantem os direitos dos idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

FOTO: Breno Brandão / FPS

-publicidade-