24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Governo do Amazonas implanta Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante no Aeroporto Eduardo Gomes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), inaugura no dia 27 (terça-feira) de outubro, às 9h, o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (avenida Santos Dumont, 1.350, bairro Tarumã, zona oeste) em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

A iniciativa tem o objetivo de prestar atendimento imediato ao migrante refugiado ou não admitido no país de destino, além de pessoas identificadas ou em situação que indique tráfico no exterior e mesmo no Brasil ou outros tipos de violência e também que estejam de passagem por Manaus.

No local, também serão oferecidas informações sobre os direitos do migrante e de prevenção à exploração sexual ou tráfico. “Por ser um espaço de entrada e saída nacional e internacional, vimos a necessidade do principal aeroporto do Amazonas ter um local onde as pessoas possam buscar atendimento, ajuda, informação e orientação sobre as questões do migrante e do tráfico de pessoas. Mesmo não registrando muitos casos de tráfico de pessoas, se comparado a outros Estados, sabemos que Manaus é rota, por isso, temos que ficar atentos e oferecer à população os mais variados meios de ajuda, prevenção e denúncia sobre a situação”, esclarece a titular da Sejusc, Graça Prola.

Horário – O Posto vai funcionar das 8h às 18h, no terraço do aeroporto (área administrativa do prédio), sob a gestão da Sejusc, através do Departamento de Promoção e Defesa de Direitos (DPDD), com uma equipe especializada. Conforme o caso, o mesmo será encaminhado ao Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Amazonas ou a outros órgãos competentes, de acordo com a demanda.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui