24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Governo do Amazonas inaugura Centro Multifuncional de Apuí, nesta terça-feira (18)

Dando continuidade ao programa de descentralização da gestão ambiental no Governo Amazonino Mendes, o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema) e presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Marcelo Dutra, e o prefeito de Apuí (distante 453 quilômetros de Manaus), Antônio Roque Longo, inauguraram nesta terça-feira (18/12), às 10h, o Centro Multifuncional “Casa do Produtor”, naquele município no Sul do Estado.

Situado na rua Coruja, Centro de Apuí, a unidade é a terceira entregue neste ano pelo Governo do Amazonas e faz parte da parceria da Sema e do Ipaam com a Cooperação Financeira Brasil/Alemanha, administrada pela Gopa (Cooperação Técnica Internacional). O primeiro Centro Multifuncional foi inaugurado em junho deste ano em Parintins (distante 369 quilômetros da capital em linha reta). Em agosto, Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus) também recebeu uma unidade.

Além das três cidades contempladas, o Governo do Amazonas está finalizando as obras da unidade de Boca do Acre (distante 1.028 quilômetros), fechando a primeira etapa do Projeto Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical no Estado do Amazonas (Profloram). Cada Centro Multifuncional contou com o investimento de R$ 1,077 milhão.

Centralização de serviços ─ De acordo com Marcelo Dutra, assim como acontece em Parintins e Humaitá, a unidade de Apuí vai centralizar os serviços de regularização de atividades produtivas e fundiárias, assistência técnica e agricultura indígena, oferecidos pelos dois órgãos de controle ambiental, como a Sema, Ipaam, Agência de Desenvolvimento Agropecuária e Florestal (Adaf), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Secretaria de Estado de Política Fundiária (SPF).

No local, a Secretaria de Meio Ambiente de Apuí começa a receber autorização do Ipaam para as primeiras atividades de emissão de Licença de Operação (LO) para projetos de empreendimentos produtivos de baixo carbono naquele município. “Apuí é uma cidade estratégica para o combate aos crimes ambientais, principalmente o desmatamento e as queimadas. Neste ano, o município já saiu da lista das cidades que mais desmatam”, disse Marcelo Dutra.

Estrutura e equipamentos ─ O prédio do Centro Multifuncional de Apuí conta com 420 metros quadrados de área construída, salas climatizadas, computadores, mesas, cadeiras e móveis de escritório. Além do complexo, serão entregues uma motocicleta, uma picape modelo L-200 Mitsubishi, equipamentos de GPS, máquina fotográfica e scanner para que os servidores possam oferecer os serviços ambientais com qualidade aos produtores rurais daquela cidade.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEMA

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui