24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Governo do Amazonas inaugura obras para potencializar a atividade turística em Iranduba

Três comunidades ribeirinhas do município de Iranduba, localizadas na Região Metropolitana de Manaus (RMM), ganharam do Governo do Estado, com apoio do Ministério do Turismo, três empreendimentos que vão potencializar ainda mais a atividade turística na região.

A primeira comunidade contemplada foi a de Acajatuba, que recebeu uma pousada com 15 leitos, poço artesiano, banheiros, cozinha completa, ar-condicionado, entre outros equipamentos. “Nós temos uma obrigação de melhorar e ampliar a oferta turística para o nosso Estado e esses empreendimentos estão dentro dessa linha, que é desenvolver ainda mais a atividade nessas comunidades”, disse a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Oreni Braga.

A titular do Órgão de Turismo informou ainda que a Pousada Comunitária de Acajatuba, mesmo antes de ser inaugurada, já fechou o primeiro grupo de turistas. “O que é mais importante é que nós chegamos para inaugurar a nossa pousada em Acajatuba e já temos um canal de TV que vai gravar uma novela, ou um seriado, para mostrar ao Brasil as imagens da natureza do nosso Amazonas e do povo, que presta serviço para aqueles que chegam aqui”, disse Oreni.

Para o presidente da Comunidade de Acajatuba, Raul Neves dos Santos, a pousada será um grande indutor para a geração de emprego e renda para a região. “Agora vamos trabalhar para mantê-la em boas condições, visando sempre o bem dos turistas, pois sabemos que o turista bem tratado vai falar muito bem da nossa comunidade”, destacou Raul.

A segunda comunidade a receber uma Pousada Comunitária foi Paricatuba. No total, foram investidos na construção dessas duas pousadas mais de R$ 290 mil reais, verba do Governo do Estado e do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Potência artesanal – Uma das comunidades mais fortes na confecção de peças artesanais do Estado é a Comunidade de Janauari, local onde o Governo do Estado entregou uma Central de Artesanato completa, com local para a criação das peças, com todo maquinário apropriado, e outro para exposição e comercialização.

De acordo com a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, a Central de Artesanato de Janauari recebeu um investimento de mais de R$ 148 mil. “É claro que hoje temos vários segmentos como a Pesca Esportiva, o Turismo de Cruzeiros, Negócios e de Eventos, mas também precisamos trazer para as comunidades o Turismo de Base Comunitária e esse é só o começo de um grande trabalho, que começamos a implantar há seis anos”, completou.

O presidente da Associação dos Artesãos de Janauari, Givaldo de Oliveira Coelho, comemorou a entrega da obra. “Agora temos um local adequado para produzir e vender nossas peças. Agradecemos muito ao Governador e a doutora Oreni por acreditar em nosso potencial”, finalizou.

As obras foram inauguradas nos últimos dias 26 e 27 de outubro e contou com a participação de representantes do trade turístico do Estado, além da prefeita de Iranduba, Maria Madalena de Jesus Souza.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui