24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Governo do Amazonas já adquiriu mais de 14 toneladas de produtos regionais dos feirantes da ADS

No interior, os alimentos adquiridos são doados para famílias carentes vinculadas ao Cras

Nesta sexta-feira (17/04), cerca de 45 famílias de agricultores participantes da Feira de Produtos Regionais do Governo do Amazonas em Benjamim Constant irão entregar três toneladas de alimentos para pessoas carentes no município. A distribuição será realizada por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do projeto social Jacarezinho, que juntos atendem um total de 189 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Na capital e no interior, o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), está adquirindo parte do que seria comercializado nas feiras de produtos regionais. A realização das feiras está suspensa, em cumprimento ao decreto governamental e as recomendações do Ministério da Saúde, para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

Para minimizar o impacto econômico desses agricultores, o Governo do Amazonas está comprando parte da produção dos feirantes que, posteriormente, é doada em parceria com o Cras em cada município, e com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), que compõem o programa Amazonas Solidário.

Para esta operação, a ADS está investindo cerca de R$ 1 milhão. “Todos os dias estamos fazendo a coleta de produtos e a entrega para os órgãos responsáveis pela distribuição desses alimentos. Estamos comprando aproximadamente 50% da produção dos feirantes na capital e no interior. Com isso fazemos com que o setor continue sendo abastecido, que a economia continue rodando e que não falte comida na mesa de quem mais precisa neste momento”, explicou o presidente da ADS, Flávio Antony Filho.

Nesta quinta-feira (16/04), os agricultores de Novo Airão fizeram a entrega de 1,5 tonelada de produtos regionais para o Cras do município. Ainda nesta semana, cerca de 28 produtores rurais de Humaitá entregaram 900 quilos de alimentos como banana, mamão, macaxeira e farinha de mandioca.

Ao todo, 14,4 toneladas de alimentos já foram adquiridas pelo Governo do Estado, na capital e no interior, desde a semana passada, beneficiando mais de 130 produtores rurais.

Capital – Em Manaus, os alimentos adquiridos de produtores dos municípios do entorno já somam 12 toneladas. Entre os produtos comprados estão: abacaxi, banana, banana pacovã, coco, cupuaçu, laranja, acerola, limão, mamão, maracujá, melancia, rambutã, tucumã, goiaba, agrião, alface, cebolinha, cheiro misto, chicória, couve, espinafre, hortelã, manjericão, rúcula, salsa, abóbora entre outros.

Todos os alimentos são entregues à Sejusc, Seas e FPS para distribuição às entidades cadastradas e pessoas abrigadas nos pontos de acolhimento do Governo do Estado. A ação na região metropolitana já beneficiou agricultores dos municípios de Autazes, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Manaus.

FOTO: DIVULGAÇÃO/ADS

spot_img