23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Governo do Amazonas lança programação virtual para celebrar a Semana Nacional de Museus

As atividades serão oferecidas no Portal da Cultura até o dia 24 de maio

A partir desta segunda-feira (18/5), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, inicia uma programação virtual para celebrar a Semana Nacional de Museus. As atividades seguem até o dia 24 de maio, no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Entre os destaques estão as visitas virtuais a Pinacoteca do Amazonas, Museu Tiradentes da Polícia Militar, Museu de Arqueologia, Museu da Imagem e Som do Amazonas e Museu de Numismática, além de jogos, como quebra-cabeça com obras do acervo e vídeos inéditos com nomes, como Juarez Clementino da Silva Júnior, mestre em História Social; Luciane Páscoa, mestre em História e doutora em História Cultural; e Otoni Mesquita, mestre em História e Crítica da Arte e doutor em História.

No Portal da Cultura, o público ainda tem à disposição imagens para colorir, entre elas, obras como “Amazônia Ameaçada”, de Eli Bacelar; “Casa de Palha na Beira do Rio”, de Van Pereira; “Rosto de Índio”, de Da Silva; “A Viagem do Pajé”, de Buy Chaves; “Casas”, de Ademar Brito; “Menino com Pipa”, de Afrânio de Castro; e “Mulher Pensando de Frente”, de Arnaldo Garcez.

Segundo o secretário Marcos Apolo Muniz, a proposta compõe a 18ª Semana de Museus, uma promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que, neste ano, une instituições museológicas com o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

“É uma oportunidade para as pessoas conhecerem nossas instituições museológicas, as diversas manifestações, referências culturais e aprenderem que museu é memória, pertencimento e interação”, afirma o titular da pasta. “Nesta semana, vamos oferecer experiências significativas aos visitantes. Durante as visitas virtuais, por exemplo, os guias fazem um tour, comentando sobre a história, curiosidades e obras de cada espaço”.

O Amazonas conta com nove museus em Manaus, administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa: Pinacoteca do Amazonas; Museu Tiradentes da Polícia Militar; Museu de Arqueologia; Museu da Imagem e Som do Amazonas; Museu de Numismática Bernardo Ramos no Palacete Provincial, no Centro; Casa Eduardo Ribeiro na rua José Clemente, no Centro; Museu do Homem do Norte no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no Distrito Industrial; Seringal Vila Paraíso, localizado na zona rural do município de Manaus, na região do igarapé São João, afluente do igarapé Tarumã-Mirim, margem esquerda do Rio Negro; e Museu do Teatro Amazonas no Largo de São Sebastião.

Foto: Michael Dantas

spot_img