24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Governo do Amazonas leva capacitação a produtores rurais do interior do estado

Iniciativa para levar conhecimento e aperfeiçoamento integra o programa Capacita Agro

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), via Capacita Agro, encerrou nesta quarta-feira (30/06) mais uma etapa do Programa de Formação Inicial e Continuada (FIC) Rural, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em cinco municípios do Amazonas. A capacitação é coordenada pelo Departamento Pedagógico (Depe) da Sepror, tratando de temas das áreas de piscicultura, aquícola e bovinocultura.

Um total de 145 produtores rurais participaram do programa no mês de junho. O FIC Rural continuará a partir de 5 de julho, com estimativa da participação de 330 produtores rurais de dez municípios até o final do mês. O Capacita Agro é parte integrante do Plano Safra 2021/2022.

A formação é ministrada por instrutores do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Secretaria Adjunta Executiva de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf) e Secretaria Adjunta Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), vinculados ao Sistema Sepror. O calendário de cursos do FIC Rural se estenderá até o mês de novembro.

Avanços – Para o titular da Seapaf, Airton Schneider, “trata-se de uma ação do Sistema Sepror, com a finalidade de levar conhecimento e aperfeiçoamento aos produtores rurais do Amazonas. Neste momento, o Governo do Estado se mobiliza para a retomada das atividades com a chegada do verão amazônico”, afirmou.

Nos dias 14, 15 e 16 de junho, 75 produtores rurais do Careiro Castanho, Autazes e Iranduba participaram, de modo presencial, de cursos sobre qualidade de água na piscicultura e manejo na produção aquícola, ministrado por instrutores da Sepa e Depe, Cristiano Amorim, Andreson Amâncio e Sandra de Carvalho.

No período de 21 a 23 de junho, foi a vez de 25 produtores rurais de Itacoatiara participarem do curso sobre qualidade de água na piscicultura, ministrado pelo instrutor Erasmo Alves.

Finalizando o mês, nos dias 28 a 30, os temas qualidade de água na piscicultura, bovinocultura leiteira sustentável: equilíbrio da cadeia produtiva; e manejo da produção aquícola foram levados a 45 produtores rurais de Itacoatiara e Manacapuru pelos instrutores Antônio Joaquim e Fernanda da Costa. Ao todo foram 124 horas/aula no mês.

FOTO: Divulgação

spot_img