Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Governo do Amazonas leva capacitação no uso de maquinário agrícola a agricultores familiares

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realizou um curso de mecanização voltado para plantios de hortaliças com uso de microtratores. O curso, realizado em localidades dos municípios de Careiro Castanho e Manaus, entre os dias 19 e 23 de abril, foi ministrado pelo técnico em agropecuária Luiz Alberto Platini e pelo engenheiro mecânico José Ferreira, ambos dos quadros efetivos do Idam.

“Os treinamentos são realizados por técnicos do Idam, que certificam os agricultores, capacitando-os para o uso de máquinas e seus implementos não somente dentro das propriedades rurais, mas também em ramais e estradas, pois as capacitações permitem que os agricultores sejam operadores competentes”, disse Platini.

Segundo ele, a ação foi levada a três localidades dos municípios de Manaus e Careiro Castanho, atendendo ao todo 46 agricultores familiares das associações de produtores do Ramal do 14, Vila do Purupuru e Mamori.

A programação teve como o objetivo de capacitar e certificar os participantes no uso de tratores e implementos agrícolas, por meio de aulas teóricas abordando tipos e programas de mecanização, tipos de tratores e equipamentos, tipos de manutenção, prevenção de acidentes e partes técnicas de trator, e aulas práticas no uso e manutenção de tratores.

Platini explicou ainda que mais da metade dos municípios já foi contemplada com o curso de capacitação para mecanização. Barreirinha, Iranduba, Borba, Beruri, Rio Preto da Eva, Careiro da Várzea e Benjamin Constant estão entre os municípios mais recentemente contemplados com o programa.

“Estes cursos são importantes porque trazem a mecanização agrícola, um dos maiores avanços que o agricultor pode ter, capaz de multiplicar a produção de uma lavoura. A mecanização também permite um aproveitamento das áreas degradadas sem precisar fazer outro desmatamento, dessa forma imprimindo a necessária sustentabilidade dos sistemas”, salientou.

FOTO: Divulgação/Idam

-publicidade-