Take a fresh look at your lifestyle.

Governo do Amazonas oferece novo serviço de cidadania no PAC São José

-publicidade-

Desde o dia 9 de fevereiro, a população da zona leste pode solicitar segunda via de certidão de nascimento ou casamento gratuitamente no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) São José, localizado na alameda Cosme Ferreira, nº 8.047, no Uai Shopping São José.

O serviço é oferecido pela Casa de Cidadania, de segunda a sexta, das 8 às 14h, sendo necessária a apresentação das cópias da carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e declaração de baixa renda, para o cadastramento da solicitação aos cartórios.

O tempo de entrega das certidões depende da localização dos cartórios, pois, o serviço abrange todo o Brasil. Segundo a coordenadora da Casa da Cidadania, Teresa Raquel Rodrigues Baima Rabelo, o tempo de espera é de cerca de 60 dias. “Se a solicitação for de cartório de Manaus, o usuário já sai com o encaminhamento na hora para pegar a certidão; caso seja do interior ou de outros Estados, a espera é no mínimo de 60 dias”, declarou.

Para os serviços prestados pelo PAC, esse atendimento da Casa da Cidadania agrega a solução de uma das maiores pendências dos cidadãos que procuram emitir seus documentos. “Vai beneficiar o cidadão que, muitas vezes, não consegue ser atendido porque está com certidão de nascimento ou casamento ilegível, na hora de solicitar carteira de identidade. A maioria dos solicitantes não possuem condições para pagar as taxas para solicitar uma nova via de certidão”, destacou a ouvidora geral do Estado, Zanele Rocha Teixeira.

As informações sobre o serviço podem ser realizadas pelo telefones da Casa da Cidadania (3248-9905 e 3248-8934) ou da gerência do PAC São José (3644-4842).

-publicidade-