Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Governo do Amazonas participa de teste dos equipamentos da ETE Educandos, antes do embarque ao Brasil

O coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, integrou a comitiva que participou dos testes dos sopradores de baixa pressão que serão utilizados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Educandos, atualmente em construção na cidade de Manaus. Os testes foram realizados nesta semana, na fábrica da Atlas Copco, localizada na cidade de Antuérpia, na Bélgica, e com a participação também do diretor executivo da Águas de Manaus, Luiz Couto, do gerente da Atlas Copco no Brasil, Diego Menezes, e do representante da Atlas Copco da Bélgica, Charles Legrand.

Os sopradores testados e aprovados são de altíssima tecnologia e serão os mais modernos instalados em Manaus. Com baixo nível de ruído e quase nenhuma vibração, os sopradores são do tipo centrífugo, com mancal magnético para operação e fornecimento de ar em processo de aeração de esgotos domésticos, compatíveis com aplicações industriais pesadas e em regime contínuo, capazes de prover 60 partidas por hora. Esses equipamentos deverão fornecer ar não pulsante para o sistema de aeração, totalmente isentos de óleo, com tecnologia de rolamentos magnéticos.

A vida útil mínima das máquinas é de 20 anos, antes da necessidade de qualquer grande manutenção. “Os equipamentos aqui testados deverão chegar a Manaus no mês de abril, quando começarão a ser instalados na ETE Educandos. Eles garantirão o mais moderno nível de tratamento para uma estação de tratamento de esgotos, com controles digitais e automáticos, contribuindo para a elevação do nível de saneamento básico na capital, conforme determinação do governador Wilson Lima”, explicou Marcellus Campêlo.

A Atlas Copco é líder mundial no segmento de equipamentos industriais e vem ampliando sua participação no segmento de saneamento básico. “O sistema será um dos mais modernos pátios de máquinas instaladas no Brasil, possibilitando uma excelente eficiência energética, e é muito gratificante fazer parte de um projeto tão importante para Manaus e para a população do Amazonas”, disse Diego Menezes, gerente da Altas Copco no Brasil.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) está sendo construída pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), no bairro do Educandos, zona sul. O objetivo é fazer a correta captação de efluentes que saem das casas para melhorar o abastecimento nessas localidades e reduzir o índice de poluição nas águas do Rio Negro.

Investimentos – Os investimentos na ETE Educandos fazem parte do Prosamim III e alcançam o valor aproximando de R$ 40 milhões, sendo 70% recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 30% de contrapartida do Governo do Amazonas. A previsão de inauguração é até o final do segundo semestre de 2020.

Obras de Saneamento Básico – O sistema de esgoto que vem sendo executado pelo Governo do Estado em Manaus é composto por 24 quilômetros de redes de coleta de esgoto nos bairros da Bacia do São Raimundo, que são interligadas às residências, cujo destino inicial são as seis elevatórias de esgoto distribuídas nos principais bairros das zonas sul e oeste.

As seis estações elevatórias de esgoto serão responsáveis por receber os efluentes das redes de coleta dos esgotos das residências. As elevatórias são compostas por modernas bombas que farão o bombeamento desses efluentes até à Estação de Tratamento de Esgoto.

Administração – Após a entrega da obra, o sistema de esgotamento sanitário do Prosamim será entregue ao município de Manaus e operado pela concessionária Águas de Manaus. “Os equipamentos são modernos e de fácil operação. Entendemos que a ETE Educandos e todo o sistema do Prosamim contribuem para o aumento da cobertura de esgoto em Manaus e nossa empresa está preparada para absorver a demanda”, disse Luiz Couto, diretor executivo da Águas de Manaus.

FOTO: Divulgação

-publicidade-