27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Governo do Amazonas, por meio da FEI, discute projeto para construção de centro cultural com lideranças indígenas

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), está trabalhando em um projeto para a construção de um Centro Cultural Indígena. Na quinta-feira (06/05), representantes da Fundação estiveram reunidos com lideranças da Associação dos Artesãos e Agricultores Indígenas Urbanos e Rurais do Amazonas (Aaaiuram) para discutir a iniciativa.

O centro cultural indígena visa a exposição e a venda de artesanatos indígenas, além de apresentações e eventos voltados para o turismo. Os indígenas envolvidos na ação para a construção da propriedade buscam primeiramente um espaço, que esteja também em harmonia com a natureza.

O diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, presente no encontro, salientou a importância da aquisição de um local para a criação do espaço.

“Muitas famílias da associação foram e estão sendo afetadas com os impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19. Com isso, estamos articulando a construção de um local para divulgação e venda dos materiais produzidos pelos parentes artesãos e que também poderá se tornar um ponto turístico na capital. A construção deve ser feita pelo Governo do Amazonas, por meio de parceria com outras secretarias de Estado”, disse.

Na reunião também esteve presente o deputado estadual Álvaro Campelo para somar esforços com os objetivos propostos pelos indígenas. “Estamos aqui reunidos para contribuir e somar com os objetivos que estão sendo postos. O espaço e o propósito são excelentes, e futuramente poderá se tornar referência turística no estado, atraindo mais visitantes após o fim da pandemia”, comentou o parlamentar.

O Governo do Amazonas, por meio da FEI, está intermediando a concessão de um local para a construção e funcionamento deste centro. Em encontro anterior, a secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Mirtes Salles, também esteve reunida com as lideranças para contribuir com a causa.

FOTO: Amaury Moraes/FEI

spot_img